INSS libera perícia para paciente com síndrome de Down

Conceição consegue realizar a perícia em favor da irmã (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Finalmente, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) liberou a perícia para requisição de benefício social em favor de Maria Clara, acometida por síndrome de Down e que ficou órfã em abril deste ano. Desde maio, a responsável legal de Maria Clara, a irmã Conceição Soares, tenta marcar a perícia médica, mas as tentativas foram frustradas por ausência de profissional na unidade do INSS em Sergipe e por falhas no sistema da rede do órgão estatal.

Nesta quarta-feira, 18, a agenda funcionou e a perícia médica foi realizada às 14h30. “Agora deu tudo certo, graças a Deus, e a perícia foi realizada”, diz Conceição Soares, demonstrando alívio. “Agora, vamos aguardar os resultados para que o benefício seja efetivamente liberado”, ressaltou. Na ótica de Conceição Soares, a irmã tem direito ao benefício da Previdência Social decorrente da aposentadoria da mãe, que faleceu no mês de abril deste ano.

Em maio, Conceição Soares fez a solicitação e ficou frustrada em algumas oportunidades porque a perícia foi marcada duas vezes e não foi realizada. Na penúltima, a perícia foi marcada para o dia 9 deste mês. A responsável legal de Maria Clara compareceu com a beneficiária, mas a perícia foi adiada novamente pela ausência do médico. Conceição Soares diz que decidiu se manifestar para evitar que outras pessoas que passam pelo mesmo problema enfrentem essas dificuldades.

por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais