Internas do Prefem optam por doação de sangue

(Foto: Ascom Sejuc)

Mais uma vez o Presídio Feminino de Sergipe se destaca pelo grande empenho de seus dirigentes em realizar atividades e promover cidadania e ressocialização. A prova disso é que no próximo dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, as internas que cumprem pena no Presídio Feminino, estarão doando sangue. A proposta de doação partiu das próprias internas que desejam manifestar sua posição como mulheres úteis à sociedade.

O Prefem inaugura, ainda em abril sua nova fábrica de costura com 32 máquinas indutriais que serão utilizadas pelas internas para produção de fardas e roupas e a brinquedoteca que estará a disposição dos filhos de internas em dias de visita. Esse é mais um passo da Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor no sentido de reintegrar o interno aos meios sociais através da profissionalização.

Doar sangue é um ato de amor e de grande responsabilidade social e humana. Diante disso, é de grande importância o desejo espontâneo das meninas do Prefem ao decidirem realizar sua doação. A diretora do presídio, Lilia Melo, observa que foi procurada pelas internas que manifestaram o desejo de participar socialmente do 8 de Março. “Para nós é gratificante saber que os trabalhos aqui realizados tem gerado um efeito positivo sobre as internas. Não só com relação a doação, mas também as outras atividades que vem acontecendo na unidade, são de grande expressão para as mulheres que aqui estão”, disse Lilia.

Nova fábrica

Um outro fato de grande importância para o Presídio Feminino é que já está em fase de complementação a fábrica de costura que está sendo instalada na unidade. A partir de abril, as mulheres do Prefem poderão contar com mais uma novidade para o aprendizado e subsistência. As costuras realizadas por elas poderão ser comercializadas em feiras e a renda será revertida para ajudar as famílias. As 32 máquinas estarão a disposição de todas as internas que desejarem participar do projeto que é de parceria da Sejuc com o Sebrae.

Para o secretário de Justiça, Benedito de Figueiredo, é de grande importância incentivar a educação e profissionalização de todos os internos que hoje se encontram em cumprimento de pena no Sistema Penitenciário de Sergipe. O Prefem se destaca nacionalmente não só por esse fator, no entanto, por promover o ano todo atividades culturais de grande interesse das internas. Entre elas o São João, o mês da mulher que acontece em maio, além de diversos trabalhos voltados à saúde como os programas de prevenção ao HIV e doenças sexualmente transmissíveis. O médicoAlmir Santana realiza palestras constantes no Prefem, e equipes da Secretaria Estadual de Saúde trabalham em parceria com a Sejuc a fim de manter em dia os atendimentos necessários às internas.

Fonte: Ascom/Sejuc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais