Irregularidades: Hospital São Lucas pede prazo ao MPE

Audiência aconteceu na manhã desta segunda-feira, 19 (Fotos: Portal Infonet)

Representantes do Hospital São Lucas pediram prazo ao Ministério Público Estadual, para analisar relatório elaborado pelo Setor de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SE). No documento, constam irregularidades a exemplo do reduzido número de profissionais de Enfermagem e da existência de medicamentos vencidos, comprovados durante fiscalização no último dia 6 de outubro.  O pedido foi feito durante audiência na manhã desta segunda-feira, 19, na Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor. Um novo encontro ficou marcado para o dia 23 de novembro, quando o hospital deverá apresentar as considerações.

“Nós encontramos nessa fiscalização algumas irregularidades, dentre elas, a mais gritante é o quantitativo de profissionais enfermeiros à noite, que está muito abaixo do recomendado e pode ocasionar alguns problemas. Encontramos uma média de um enfermeiro para cada três alas de internamento e essas alas, algumas no mesmo andar e outra em andares distinto. A gente entende ser sobre-humano essa carga horária para esses profissionais”, destaca a presidente do Coren/SE, Maria Cláudia Tavares de Mattos.

Cláudia Mattos: "Algumas medicações estavam vencidas"

Quanto aos remédios com a data de validade vencida, ela enfatizou: “Nós só fiscalizamos o exercício profissional da Enfermagem e dentre isso observamos algumas medicações que esses profissionais podem vir a administrar e algumas delas sim estavam vencidas”, garante acrescentando que o Conselho Regional de Enfermagem tem prazo de até 30 dias para entregar o relatório do Ministério Público e o documento foi entregue em 13 dias contados da data da fiscalização.

MPE

A promotora dos Direitos do Consumidor, Euza Missano ressaltou após a audiência desta segunda-feira, que na audiência do próximo dia 23 de novembro, o Hospital São Lucas deverá apresentar as considerações acerca do que foi informado no relatório.

“Nós recebemos o relatório do Coren sobre a fiscalização realizada e Hospital São Lucas fez a solicitação de um prazo para que seja analisado o relatório. A partir daí nós designamos uma nova audiência para o próximo dia 23 de novembro para que o hospital apresente as suas considerações e nós possamos fazer as avaliações como temos feito com todas as instituições privadas de Aracaju. O Ministério Público recebe o relatório do órgão de fiscalização, instaura o procedimento e a partir desse relatório, os proprietários, gestores dos hospitais, apresentem as suas considerações para que possamos em audiência, melhor solucionar em benefício do paciente assistido”, esclarece.

São Lucas

Os gestores do Hospital São Lucas não permitiram a presença da imprensa na audiência e se comprometeram a falar no final, mas quando procurados pela reportagem do Portal Infonet [que fez as fotos e aguardou o fim da reunião], o superintendente Paulo Barreto disse que não ia se pronunciar, mas a assessoria jurídica ficou de encaminhar uma nota à redação, o que não fez ainda. O Portal Infonet continua a disposição para maiores esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas pelo Coren/SE, por meio do telefone 2106-8000 ou do e-mail jornalismo@infonet.com.br

Participaram ainda da audiência, os representantes da Coordenadoria de Vigiência Sanitária de Aracaju (Covisa), Ávio Britto, acompanhado da gerente de Saúde, Izabel Cristina Andrade Siqueira Silva, os representantes do Coren/SE, Moisés dos Reis Barreto (procurador), Bárbara Tavares, Lincoln Vitor, Ademir Santos Pimentel, Maria Aparecida Souza e José Fonseca Neto. Pelo Hospital São Lucas, compareceram  além do superintendente Paulo Barreto, a diretora operacional, Rosa Merice Alves cardoso, o advogado Marcel Costa Fortes e a gerente de Enfermagem Ivanilda Garcez.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais