
A Prefeitura de Itabaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde já está implantando o dispositivo anticoncepcional Implanon, de maneira gratuita, para as mulheres que tenham interesse neste método contraceptivo.
O Implanon é enviado pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e inicialmente, por conta de uma quantidade limitada que foi enviada, a SMS vai priorizar mulheres que atendam aos seguintes critérios: mulheres de 15 a 21 anos; mulheres portadoras de transtornos mentais e/ou em situação de vulnerabilidade na faixa etária de 15 a 49 anos.
Quando mais remessas forem enviadas para o município, a Secretaria ampliará o público de mulheres que poderão fazer a inserção do Implanon, de maneira gratuita.
As mulheres que atenderem aos critérios listados acima e que desejarem a inserção do método contraceptivo devem procurar a enfermeira da região onde reside, para que o processo seja iniciado, visto que é necessário apresentar a documentação, fazer exame de sangue, avaliação com profissional da saúde, etc.
A implantação do Implanon acontece nas seguintes unidades de saúde: Clínica da Saúde Vereador Vivaldo Menezes (Sesp) e nas UBSs do Bairro Riacho Doce e do povoado Cajaíba.
O QUE É O IMPLANON?
É um método contraceptivo de longa duração, que contém etonogestrel, um hormônio similar à progesterona. Ele funciona evitando a liberação do óvulo do ovário e deixando o muco cervical mais espesso, dificultando a entrada do espermatozoide no útero da mulher.
Ele pode atuar no organismo por até três anos, sem necessidade de intervenções durante esse período. Após esse tempo, o implante deve ser retirado e, se houver interesse, um novo pode ser inserido imediatamente pelo próprio SUS, através da SMS. A fertilidade retorna rapidamente após a remoção.
Fonte: Prefeitura de Itabaiana
