Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju segue realizando ações para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Neste sentido, durante a semana, a administração municipal realiza a aplicação do UBV Costal (fumacê) e aos sábados o mutirão de combate ao mosquito, em parceria com a Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
Nesta semana, o cronograma para aplicação do fumacê costal contempla bairros em três áreas da cidade. Na terça, 15, os agentes atuarão no Centro; na quarta, dia 16, é a vez do 18 do Forte; e na quinta, 17, as equipes realizam a ação no bairro Jabotiana.
A aplicação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, que é o horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.
“Mesmo a capital não apresentando nenhum bairro com alto risco de epidemia em relação ao Aedes, precisamos estar sempre em alerta. Por isso, esse cronograma de ações com os bloqueios de transmissão, o fumacê costal e os mutirões se mantêm ao longo de todo o ano. Até porque, existem bairros que estão classificados em médio risco, como é o caso do Cidade Nova, onde realizaremos um novo mutirão”, explica o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Jeferson Santana.
O bairro Cidade Nova receberá as equipes da SMS, com os agentes de endemias, assim como os da Emsurb e da Sema, para o trabalho de orientação, identificação e eliminação de foco e possíveis criadouros do mosquito, através dos serviços de educação, varrição, capinação, roçagem mecanizada e coleta de resíduos descartados incorretamente em terrenos baldios e vias públicas da localidade. O ponto de encontro será a UBS José Quintiliano.
Fonte: PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B