Lacen compra 200 kits para acelerar diagnósticos de Covid-19

Governo compra kits e firma parceria com Fiocruz para ampliar análises do coronavírus (Foto: SES)

Diante a falta de insumos para extração automatizada que deveriam ser enviados pelo Ministério da Saúde, o Governo do Estado, através do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), montou uma força tarefa para dar celeridade nos resultados dos testes para diagnóstico da covid-19 e realizou a compra de 200 kits e no final da tarde da quarta-feira, 3, Sergipe recebeu uma remessa do fornecedor com dez kits para extração automatizada do RNA do vírus, o que dará uma maior agilidade na técnica de biologia Molecular RT-PCR.

“A sociedade tenha a certeza de que não estamos parados, muito pelo contrário, nossa equipe está realizando também a extração manual, e o Lacen está funcionando 24h todos os dias trabalhando com todo o empenho. O Governo  de Sergipe comprou 200 kits para extração automatizada, mas por conta da demanda nacional o fornecedor  encaminhou para o Lacen esses dez kits, que garantem o processamento de 960 exames. Com esse quantitativo começamos a regularizar os testes que estão em atraso”, explicou o superintendente do Lacen, Cliomar Alves.

De acordo ainda com o farmacêutico bioquímico, Sergipe também foi inserido na parceria formalizada entre o Ministério da Saúde (MS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná para processar os testes do coronavírus.

“Esses dois institutos um no Rio de Janeiro e o outro no Paraná receberão as amostras dos Lacens de todo o Brasil. Este procedimento cumpre critérios técnicos e Sergipe enviará suas amostras até o início da próxima semana. Recebendo as amostras, a Fiocruz deu um prazo para envio do resultado dos testes de até 72 horas”, informou Cliomar.

Fonte: SES

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais