Lacen inicia testes para confirmação do Zika vírus

Lacen Sergipe recebe Kits confirmatório do teste rápido do Zika vírus.jpg

O Laboratório Central do Estado (Lacen), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde, deu início nesta semana aos testes pilotos para sorologia do Zika vírus. As análises laboratoriais serão realizadas no serviço de Imunologia da unidade, com a utilização de kits para diagnóstico sorológico de detecção do vírus, causador da microcefalia.

A distribuição dos kits feita pelo Ministério da Saúde (MS) segue a política de prevenção e combate à microcefalia. Em Sergipe os kits serão encaminhados pelo MS, mediante a demanda de pacientes com o diagnóstico positivo e que necessitam da realização de uma contra prova para confirmação dos resultados da triagem, feita com o teste rápido na rede de Atenção Básica.

De acordo com o gerente se Imunologia e Biologia Molecular do Lacen, Cliomar Alves dos Santos, nessa fase inicial de utilização dos kits, os profissionais realizam as testagens na bancada para padronizar os fluxos da sorologia e liberação na rotina. “Aqui no laboratório recebemos as amostras dos pacientes com diagnóstico positivo para Zika no teste rápido e agora iniciamos os procedimentos com a utilização dos insumos provenientes dos kits para, de fato, fechar o diagnóstico”, explicou.

No laboratório, a amostra de sangue colhida do paciente com indicativo de Zika vírus é aplicada no kit, em seguida é colocado na placa de sensibilização e, por fim, na estufa por quinze minutos. O material é lavado com água reagente e retorna para estufa por mais um período de mais quinze minutos. Após esses procedimentos a amostra é colocada na maquina lavadora e de leitura, que irá fornecer os dados que servirão para confirmar o diagnóstico pela técnica enzimaimunoensaio.

Profissionais do Lacen iniciam testes pilotos para análises confirmatórias do Zika vírus.jpg

O resultado dessas análises será disponibilizado pelo Lacen num prazo máximo de sete dias corridos. Conforme Cliomar Alves, os testes são importantes para gestantes, mulheres que querem engravidar e bebês com microcefalia. “Esses testes irão confirmar a associação do Zika vírus à microcefalia, isso representa um ganho para saúde pública de Sergipe e do País”, destacou o farmacêutico bioquímico.

Ele lembrou que no início todas as doenças exantemáticas têm sintomas semelhantes, e o diagnóstico diferencial, possibilita tratamentos precisos. “Uma correta abordagem no diagnóstico possibilita uma terapia medicamentosa que irá combater o avanço da doença no organismo do paciente com suspeita do Zika vírus”, detalhou.

Diagnóstico

O Lacen é a unidade laboratorial de referência de Sergipe, responsável pelas ações laboratoriais de média e alta complexidade em Vigilância em Saúde e complementação diagnóstica, visando o controle dos principais agravos de saúde da população no Estado. O serviço ainda desenvolve um conjunto de ações que propiciam o conhecimento e investigação diagnóstica, de agravos de notificação compulsória e imediata.

Fonte e foto: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais