Lacen pretende zerar demanda reprimida de 1.300 amostras até quinta

O Lacen salientou ainda que segue todas as contingências ativadas para receber e processar em tempo hábil às amostras que chegam ao local (Foto: SES)

O Laboratório Central de Sergipe (Lacen/SE) informou nesta quarta-feira, 6, que está com uma demanda de 1.300 amostras que seguem em processamento de rotina e serão liberadas até esta quinta-feira, 7. Ainda segundo o Lacen, zerando essa demanda, o órgão trabalha para voltar a emitir os laudos em 24 horas.

O laboratório informou ainda que nos primeiros dias de 2021 chegaram uma média de quase 400 amostras diárias. “De acordo com dados do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial – GAL, do Lacen, de 01 a 04 de janeiro, a unidade recebeu uma média de 370 amostras dia, oriundas das unidades hospitalares e unidades de saúde, da capital e dos municípios sergipanos”, destacou.

O Lacen salientou ainda que segue todas as contingências ativadas para receber e processar em tempo hábil às amostras que chegam ao local. “Para o trabalho realizado no laboratório de Biologia Molecular (onde são feitos os testes PCR), foi realizada a Contratação de mais 50 profissionais, entre biomédicos e técnicos em laboratórios, aquisição de insumos e equipamentos- termocicladores e extratores, funcionamento para receber amostras de segunda a sexta das 7h às 17h. E sábado, domingo e feriados, das 7h às 16h. O processamento das amostras ocorre em regime de plantão durante 24 horas”, explicou o laboratório.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais