O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), por meio da gerência de Recepção e Coleta, em 2019, realizou 130.095 cadastros para análises laboratoriais de diversas doenças de saúde pública, a exemplo da Dengue, Zika vírus, febre Chikungunya, HIV, sifilis, toxoplasmose, hepatites, dentre outras enfermidades.
De acordo com o famacêutico bioquímíco, Cliomar Alves dos Santos, a unidade tem a responsabilidade de auxiliar na prevenção e no diagnóstico de problemas de saúde pública. “Toda a rede laboratorial do Estado é capacitada pelo Lacen que atua como agente notificador dos agravos em saúde pública para tomada de decisões por parte da Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica de Saúde”, informou o superintendente do Lacen.
Para ter acesso aos serviços no Laboratório Central o paciente é encaminhado pelo município, hospitais ou pelo médico. As unidades também podem enviar diretamente a amostra ou material coletado para o laboratório, que atende a demanda espontânea, como em casos de suspeita de Aids e Hepatites virais.A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações através dos telefone: (79) 3234-6000.
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B