Lançada campanha contra Hanseníase e Verminose

Campanha foi lançada nesta segunda-feira, 18 (Fotos: Pedro Leite)

Com o objetivo de conscientizar professores, pais e estudantes das escolas municipais e estaduais, foi lançada na manhã desta segunda-feira, 18, em Aracaju, às 8h, na Escola Municipal Alencar Cardoso, que fica localizada no bairro Conrado de Araújo, a Campanha Nacional contra Hanseníase e Verminose.

Vários representantes da campanha expuseram a importância da prevenção das verminoses e do diagnóstico precoce da hanseníase e explicaram principalmente sobre combate a elas. A campanha tende reduzir a incidência de verminoses, por meio da absolvição, em dose única de um comprimido, que é o Albendazol 400mg.

Segundo a coordenadora geral de hanseníase e doenças em eliminação do Ministério da Saúde, Rosa Castália França, a hanseníase é uma doença com grande potencial, que tem causado incapacidades, mas tem cura em cem por cento dos casos. "Com um coquetel de antibióticos, que dura de seis meses a um ano, e quanto mais precocemente for detectada e tiver logo um tratamento, maiores serão as chances de a pessoa se curar sem nenhuma incapacidade física", ressaltou a coordenadora.

Campanha tende reduzir a incidência de verminoses

Para detectar casos suspeitos de hanseníase, será utilizado o "método do espelho". Com ele será distribuído aos alunos um formulário de mapeamento de lesões, no qual os pais ou responsáveis analisarão os sintomas e sinais sugestivos da doença, assim como histórico familiar, e deste modo irão marcar se existem manchas na pele de seus filhos e conduzirão o documento à escola.  Após o resultado dos formulários, com a presença de lesões indicativas, o aluno será encaminhado para confirmação numa unidade de saúde, e caso o exame dê positivo, ele será submetido a tratamento imediato.

A secretária estadual de Saúde, Joélia Santos, disse que o Estado de Sergipe foi contemplado pelo Ministério da Saúde para abertura da campanha. "É uma iniciativa muito importante, pois iremos cobrir todos os 75 municípios de Sergipe, e 266 mil crianças de 5 a 14 anos serão atendidas em 1722 escolas. E em nome do governo do Estado eu agradeço ao prefeito de Aracaju, João Alves Filho, ao vice Carlos Machado, por essa oportunidade de estarmos fazendo abertura dessa campanha que é gloriosa, e muito importante para nós e para o Brasil, haja visto que precisamos erradicar essas doenças".

Com informações da SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais