Leishmaniose: foram registrados 16 casos em humanos

Onze agentes participaram da ação de combate à doença

O Centro de Controle de Zoonose (CCZ) realiza nesta quinta-feira, 1º, mais uma ação de combate à leishmaniose. Os agentes de endemias do CCZ irão percorrer as ruas do bairro Santos Dumont, para recolher amostras de sangue canino, e identificar cães portadores de leishmaniose visceral.

Em Aracaju, neste ano, foram registrados 16 casos da doença em humanos e 316 em cães. Uma criança morreu no mês de março, vítima da doença. A ação segue até o dia 9 de novembro.

O coordenador da campanha, Wilson Oliveira, explica que a medida visa prevenir e orientar os moradores sobre os perigos da doença. Na oportunidade, a equipe irá em cada casa do bairro, onde distribuirão cartilhas explicativas. Ainda segundo Wilson, os proprietários de cães devem procurar o CCZ para vacinar o animal e evitar a proliferação da doença.

“O trabalho que estamos desenvolvendo é de vigilância. Por isso vamos percorrer o bairro e visitar cada casa, para entregar o material explicativo sobre a doença. Nossa intenção é evitar que a doença se espalhe e cause novas vítimas, como a morte de uma criança que ocorreu no bairro Industrial”, recorda.

Wilson Oliveira diz ainda, que a leishmaniose não é transmitida pelos cães para o ser humano. “O contágio só ocorre através da picada do mosquito palha, contaminado o cão, que é um reservatório do protozoário”, explica. Da mesma forma, de acordo com ele, o contágio não ocorre entre humanos.

Em Aracaju foram registrados mais de 300 casos de leishmaniose em animais e 16 casos em humanos, uma criança morreu no bairro Industrial. “Neste ano (2012), até agora 16 pessoas foram contaminadas. Por isso intensificamos essa ação”, afirma.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais