(Foto: Arquivo Infonet) |
O Teste Rápido para detecção do HIV tem sido ampliado em Sergipe. O objetivo é descobrir os casos da doença para o início do tratamento o mais cedo possível e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com HIV/AIDS, além de evitar a disseminação do vírus.
O exame, que dá o resultado para HIV em até 20 minutos, já está implantado na Atenção Básica dos 75 municípios sergipanos. Até o mês de novembro deste ano será ampliado para 100% das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os Testes Rápidos também são disponibilizados através da Unidade Móvel Fique Sabendo, que é um microônibus adaptado com sala de exame e duas de aconselhamento para entregar o resultado com sigilo.
"Desde o ano de 1987 foram registrados em Sergipe 3.575 casos e 1.128 óbitos em decorrência da doença. Com a ampliação da disponibilização dos exames temos um aumento nos casos de HIV porque o diagnóstico está cada vez mais acessível e mais perto da comunidade. Em 2012, já com a atuação da Unidade Móvel Fique Sabendo, tivemos, de forma geral, 258 casos registrados e em 2013 esse número saltou para 319", contabilizou Almir Santana, gerente do programa Estadual DST/AIDS.
"As estratégias da Secretaria de Estado da Saúde de disponibilização do Teste Rápido têm por objetivo encontrar o maior número de casos de HIV para que o tratamento inicie o quanto antes, conscientizando as pessoas para evitar a disseminação.
Ao contrário de uma doença como a dengue, que apresenta sintomas de fácil diagnóstico, sendo possível realizar ações de imediato para bloqueio de novos casos, a AIDS é uma epidemia silenciosa e as pessoas, muitas vezes, transmitem a doença sem saber que estão infectadas. Precisamos achar mais casos de HIV e notificá-los o quanto antes para que a doença não se espalhe ainda mais", explicou Almir Santana.
Com a Unidade Móvel Fique Sabendo é possível levar os exames até povoados distantes e de difícil acesso e locais com aglomeração de pessoas, a exemplo da Parada do Orgulho LGBT, realizada no início deste mês, na Orla da Atalaia, e feiras livres. A unidade fica à disposição para auxiliar os municípios nas ações de prevenção.
"Uma das ações realizadas este ano pela Unidade Móvel Fique Sabendo foi na Caravana Siga Bem, em Umbaúba. Essa Caravana é voltada para caminhoneiros, que são trabalhadores que passam muito tempo fora de casa e nem sempre levam as parceiras para a viagem. Muitos deles têm relações sexuais nas paradas, o que os deixam mais vulneráveis às DST/AIDS. Nestas ações ainda levamos preservativos e material informativo para disponibilizar para as pessoas", disse Almir Santana.
"Entre 2013 e 2014, foram realizados 5.996 exames de HIV apenas pela Unidade Móvel Fique Sabendo. Na Atenção Básica, este ano, ainda foram realizados 9.393 exames e esse número será ampliado com a implantação do Teste Rápido para todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família de todos os municípios", disse Mércia Feitosa, coordenadora do Núcleo de Doenças Transmissíveis da SES.
Paralelo aos exames realizados pela Unidade Móvel Fique Sabendo e na Atenção Básica, ainda há os Testes Rápidos para HIV realizados nos Centros de Testagem e Aconselhamento de Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Propriá e Lagarto.
"Nos anos de 2013 e 2014 foram realizados 17.074 Testes Rápidos para HIV nos CTAs'', contabilizou Joana D'Arc, técnica do programa DST/AIDS da SES.
Palestras e preservativos
Aliado aos Testes Rápidos realizados na Atenção Básica e na Unidade Móvel Fique Sabendo, a gerência do programa Estadual DST/AIDS trabalha a prevenção em palestras educativas e a disponibilização de camisinhas masculinas, femininas, gel lubrificante e materiais informativos.
"Nas palestras trabalhamos com públicos diversos: trabalhadores da saúde e de várias outras áreas, jovens, estudantes, entre outros. Fazemos uma média de 140 palestras anuais onde abordamos as doenças, incentivamos a realização dos Testes Rápidos e ensinamos as pessoas a usarem os preservativos. A partir dessas ações fazemos esclarecimentos, o que é importante para que entendam os riscos e consequências das doenças e se previnam", disse Almir Santana.
Reforço
Até o final do ano será iniciada a disponibilização, também, do Teste Rápido para HIV a partir do Fluido Oral, que virá como mais uma opção além do Teste Rápido realizado atualmente, com a coleta de sangue a partir de um pequeno furo na ponta dos dedos.
Em Sergipe, o exame com o Fluido Oral já é realizado pela ONG Astra, que foi selecionada pelo Ministério da Saúde para trabalhar com projeto piloto do exame. Em sete meses já foram realizados 400 exames na sede da própria ONG. O Teste Rápido do Fluido Oral está sendo executado em 21 Estados e no Distrito Federal por 40 ONGs.
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B