Mais de 4 mil pacientes foram atendidos com síndromes gripais

(Foto: André Moreira/PMA)

As oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam exclusivamente para pacientes com sintomas de síndrome gripal já atenderam 4.089 pessoas entre os dias 23 de março e 10 de maio. Estendido, o atendimento é feito das 7h às 20h e está inserido no conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no combate ao novo coronavírus (covid-19).

De forma estratégica, as UBS contemplam todas as regiões da cidade, de Norte a Sul, de modo a facilitar o acesso da população. Para isso, o atendimento acontece semanalmente com 23 profissionais em cada unidade, e 18 profissionais nos fins de semana.

A assessora técnica da Rede de Atenção Primária da SMS, Michelle Dias, afirma que o grande trunfo desse serviço é que “ele separa os casos suspeitos da covid-19 dos outros tipos de pacientes e, assim, ajuda a reduz a transmissão do vírus na capital sergipana”.

As oito unidades voltadas exclusivamente, onde o atendimento está sendo realizado são: UBS Augusto Franco, no conjunto habitacional que leva o mesmo nome; UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas; UBS Ministro Costa Cavalcante, no Jardim Esperança; UBS Fernando Sampaio, no bairro Castelo Branco; UBS Cândida Alves, no bairro Santo Antônio; UBS Eunice Barbosa, no bairro Coqueiral; UBS José Machado de Souza, no bairro Santos Dumont; UBS Onésimo Pinto, no bairro Jardim Centenário.

Conforme a assessora técnica, as outras 37 UBS da cidade seguem com seus atendimentos de forma espontânea e organizada, evitando aglomerações.

Como funciona

Michelle Dias explica que o atendimento de usuários com sintoma de síndrome gripal é realizado pela Equipe de Saúde da Família, que faz a notificação e coleta, para os casos que se enquadram no critério de coleta, por meio do método de Swab para covid-19.

“É encaminhado para testagem o individuo com quandro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória. Todos os pacientes para realização do teste são submetidos à avaliação médica, somente de acordo com a conduta que o exame é realizado”, explica a coordenadora.

Michele faz questão de ressaltar que o atendimento nessas unidades é exclusivo para pessoas que apresentam sintomas da doença, e que, se alguém se dirigir a uma dessas UBS e não apresentar sinais da enfermidade, mas que precisa de atendimento por outros motivos, será à UBS mais próxima.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais