Mais de 600 chamadas destinadas ao Samu foram trotes

Das 4.055 chamadas, 620 foram registradas como trotes

Entre os dias 16 e 22 de outubro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Sergipe, recebeu 4.055 chamadas. Dessas, 620 foram registradas como trotes. O total de chamadas sem utilidade ainda compreende as ligações feitas por engano, que totalizaram 776, e as caracterizadas como queda de ligação, que somaram 90 chamadas.

Para reduzir o grande volume de trotes, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu realiza campanhas educativas em espaços públicos e até mesmo em instituições de ensino, a fim de conscientizar cidadãos sobre os prejuízos causados pelas chamadas falsas que, quando emitidas, podem até mesmo desviar profissionais das ocorrências que realmente precisam de assistência pré-hospitalar móvel.

“Quando deslocamos uma ambulância, principalmente a de suporte avançado, para uma ocorrência falsa, a vida de outra pessoa que realmente está precisando de atendimento fica em risco porque o tempo resposta pode aumentar. Portanto, as pessoas precisam se conscientizar de que essa brincadeira de mau gosto pode acabar tirando a vida de alguém”, afirma Ronei Barbosa, coordenador do NEP.

Nesse período, as equipes do Samu realizaram 801 atendimentos – 631 de suporte básico, feitas por condutor de veículo de urgência, enfermeiro e médico, e 215 de suporte avançado, realizadas por condutor e técnico de enfermagem. Dos atendimentos, 130 foram originados de queda, sendo 44 ocasionadas por motos e 13 da própria altura. As colisões, por sua vez, somaram 45 ocorrências, a maioria entre carros e motos. Os ferimentos por arma branca e por arma de fogo representaram 32 atendimentos, além de 13 casos de atropelamentos e 10 de agressão física.

Curso

Na intenção de multiplicar saberes relacionados ao atendimento pré-hospitalar móvel, acadêmicos matriculados em universidades de Sergipe, nos cursos de enfermagem e medicina, podem se inscrever gratuitamente, até o próximo domingo, 29, no processo seletivo do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar do Samu. Serão oito meses de formação, com carga horária de 621 horas dedicadas às exposições dialogadas, alinhamentos teóricos, plantões acompanhados por equipes profissionais, treinamentos práticos e participação desses estudantes em eventos variados.

Para garantir sua inserção no curso, os acadêmicos devem estar cursando o quinto período, sendo que para cada turma estão sendo disponibilizadas 14 vagas. As inscrições estão sendo realizadas, exclusivamente, através do endereço eletrônico http://www.cursoaphsamu192sergipe.site.com.br/. A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas, sendo a primeira com prova teórica composta por questões objetivas de múltipla escolha. Na segunda etapa, os estudantes realizarão entrevista e avaliação de currículo. Cada uma dessas etapas tem caráter eliminatório e classificatório. Para obter mais informações, acesse http://saude.se.gov.br/index.php/2017/10/13/samu-inscricoes-para-curso-de-atendimento-pre-hospitalar-terminam-dia-29/.

Fonte e foto: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais