|
Secretário José Sobral discursa durante o acolhimento (Fotos: Portal Infonet) |
“Em terra de sapo, de cócoras com eles”. Foi com esse ditado popular que o secretário de Estado da Saúde (SES), José Sobral, deu as boas vindas aos 60 profissionais que integrarão os programas do Governo Federal, ‘Mais Médicos’ e ‘Provab’, em Sergipe. Durante a solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 7, no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), o gestor alertou os novos médicos para que falem a mesma língua nos 27 municípios em que atuarão.
De acordo com ele, apesar de jovens, a experiência será excepcional para a carreira dos novos médicos. “A realidade de cada ambiente daquele será excepcional de formação na carreira e na vida de cada um de vocês, que viverão uma saúde muito discutida. Vivam essa experiência, pois vocês terão contato com os maiores interessados no Sistema Único de Saúde. O foco são os usuários do SUS”, entende.
|
Sessenta médicos chegam para trabalhar em 27 municípios sergipanos |
Em todo o Brasil, por essa estratégia, 14.462 médicos passaram a atender a população de 3.785 mil municípios com 50 milhões de brasileiros beneficiados, segundo o MS.Todos os 60 médicos que passam a integrar os programas a partir desta terça-feira, são brasileiros, sendo que a maioria é de Sergipe. O programa Mais Médicos foi criado pelo Governo Federal em julho de 2013 com o objetivo de levar profissionais às comunidades carentes, distantes dos grandes centros e onde não havia médicos para atender à população.
Em Sergipe, atualmente são 167 profissionais do programa Mais Médicos e 38 médicos do Provab, totalizando 205 profissionais, atuando em 52 municípios.
O acolhimento contou com as presenças do secretário Zezinho Sobral, da coordenadora Estadual do Programa Mais Médicos, Monalisa Fonseca, e representantes do Ministério da Saúde, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ministério da Educação, Conselho Estadual da Saúde (CES).
Por Aldaci de Souza