![]() |
(Foto: Arquivo Infonet) |
Os médicos que fazem parte do Programa Mais Médicos, que estão atuando em municípios da região da Grande Aracaju e Leste, com sede em Nossa Senhora do Socorro, estão recebendo uma capacitação sobre o Pré-Natal. O treinamento, que será realizado nas sete regiões de Saúde, aborda os principais problemas da Atenção Básica na realização do pré-natal, principalmente sobre a Sífilis Congênita, que este ano já registrou 202 casos em Sergipe.
Na capacitação, está sendo apresentado o protocolo do Ministério da Saúde (MS) para a conduta das gestantes durante o pré-natal, incentivo à realização do trabalho de conscientização da população em relação à prevenção das DST/AIDS, início do pré-natal assim que descoberta a gravidez e quanto à necessidade dos pais levarem os filhos mensalmente às Unidades Básicas de Saúde até os dois anos de idade para acompanhamento.
“Com essa capacitação, queremos que haja uma redução na taxa de mortalidade materno-infantil, da infecção da Sífilis Congênita e de outras doenças, a exemplo do HIV, Toxoplasmose e Rubéola, e prevenção do Câncer do Colo de Útero com o aumento do número de consulta de Pré-Natal”, disse Priscila Batista, supervisora da Universidade Federal de Sergipe para o Programa Mais Médicos.
De acordo com a coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos, Monalisa Fonseca, a capacitação segue as diretrizes da Rede Cegonha. “Essa capacitação vai melhorar a qualidade do pré-natal realizado pela Atenção Básica, tratando a Sífilis para que não atinjam os bebês. Quando há um caso de Sífilis Congênita sabemos que há falha no pré-natal realizado pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família, inclusive, possibilitando que outras doenças atinjam as mães e os bebês”, disse.
Para o médico cubano Rodolfo Garcia, “essa capacitação é importante para que haja uma avaliação do atendimento realizado na Atenção Básica e os principais problemas do pré-natal”, afirmou.
Teste Rápido
Para que o diagnóstico da Sífilis e da AIDS seja ampliado, os profissionais da Atenção Básica de todas as equipes de Saúde da Família, dos 75 municípios, estão sendo capacitados para a realização do Teste Rápido. As capacitações tiveram início no último dia 12 e pelo menos um profissional da equipe de Estratégia de Saúde da Família será habilitado para fazer o exame que apresenta o resultado em até 20 minutos e possibilita o início imediato do tratamento.
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B