A Hora do Mamaço ocorreu neste domingo , 4 (Fotos: Portal Infonet) |
A tarde destde domingo, 4, foi de amamentação no Centro de Cultua J. Inácio, localizado na Orla de Atalaia. Isso porque mamães conscientes da importância do aleitamento materno compareceram para 1ª edição em Aracaju da Hora do Mamaço. O evento, realizado em mais de 40 cidades, pretende apoiar e valorizar os benefícios da prática da amamentação.
A ideia de trazer o evento a Sergipe partiu da jornalista Edjane Oliveira, mãe de duas meninas. “Vi o evento na Internet, já que esta é a segunda vez que eles acontece no Brasil, e tive a ideia de realizá-lo em Aracaju. O objetivo é tirar dúvidas das mamães, reforçar a importância do aleitamento materno e fazer com que Aracaju marque presença neste evento tão importante, diz a jornalista que coordena o evento.
A jornalista Edjane Oliveira teve a ideia de trazer o evento a Aracaju |
E quando o assunto é a conscientização da importância do aleitamento, a historiadora Márcia Arévalo dá exemplo. Ela tem quatro filhos e todos eles foram amamentados até os seis meses de idade somente com leite materno. “É importante que a gente fale sobre o assunto, pois amamentar não é um bicho de sete cabeças, e sim, algo natural. A gente consegue e visualizar um filho bebendo o leite de uma vaca, mas não visualiza bebendo o nosso leite. Ainda existem muitas mães que não querem amamentar e nós temos mostrar que o normal é dar o peito”, opina.
Importância
A presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosep), Glória Tereza Lima, explica que o recomendável é que criança seja amamentada até os dois anos de idade. “Até os seis meses, elas devem se alimentar exclusivamente de leite. Somente a partir daí, é que as mães devem introduzir os alimentos de transição”, aconselha.
Márcia destacou a importância da amamentação |
Ainda de acordo com a pediatra, o leite é o principal agente nutridor da viagem e tem a vantagem de ser estar pronto, gratuito e acessível, além de favorecer a aproximação entre a mãe a criança à medida que ela fica mais tempo no colo. “No futuro, a amamentação vai facilitar a construção do psiquismo e da afetividade. O adulto que sente que foi amado na infância é mais auto confiante e tem mais afeto na construção de relacionamentos. Com isso, podemos dizer que o aleitamento contribui para a formação de uma sociedade melhor”, destaca Glória.
Banco de Leite
O evento contou ainda com a presença de representes de diversos bancos de leite, a exemplo do banco de leite humano Marli Sarney, um órgão vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e localizado em um anexo à antiga Maternidade Hildete Falcão. A função do banco de leite é assistir mães e bebês na necessidade de aleitamento.
A pediatra Glória Tereza diz que crianças podem ser amamentadas até os dois anos de de idade
|
“Lá nós ensinamos a mãe a colocar o bebê no seio, o que fazer com as fissuras e de que forma retirar o leite e armazená-lo (no caso das mães que voltaram ao trabalho). As mães que quiserem também podem doar seu excedente de leite e ajudar a salvar vidas, já que nós também temos a função de manter o estoque de leite pasteurizado para atender as UTI’s neonatal", detalha a gerente do Hélia Karloa Agapito, gerente do banco de leite humano Marli Sarney.
Programação
A Hora do Mamaço em Aracaju contou com o apoio da Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosep) e do seu Comitê de Aleitamento. O evento contou ainda com a presença de 30 mães da cidade de Itabaiana. Além do bate-papo e da troca de experiências, a programação contou com a filmagem de um vídeo com as mamães e seus bebês sendo amamentados.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B