Evento reuniu ONGs (Foto: Portal Infonet) |
Membros de Organizações Não Governamentais (ONGs) filiadas ao fórum ONGs AIDS de Sergipe, pacientes, familiares, amigos e outros segmentos sociais fizeram uma manifestação nesta sexta-feira, 30, para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O encontro ocorreu na praça dos mercados.
Na oportunidade, organizadores do evento ressaltaram as dificuldades que o portador do HIV enfrenta no dia-a-dia. Preconceitos e falta de conhecimento sobre a doença são os problemas mais recorrentes.
Para uma das organizadoras do evento Gracy Paula Jones, o atendimento nos hospitais deve ser melhorado. “Os portadores de HIV, apesar de a sociedade saber como se adquire a doença, ainda sofrem com o preconceito. Tudo o que queremos é dignidade, poder trabalhar, ter acessibilidade e uma vida normal”, pede.
Dados do Ministério da Saúde confirmam as dificuldades do diagnóstico tardio. Ele atrapalha a adesão ao tratamento, tem um custo físico maior e um gasto acrescido para o Sistema de Saúde. Em Sergipe, cerca de 3 mil pessoas são infectadas pelo vírus HIV.
A representante das Mulheres Positivas em Sergipe, S.M.O, alerta sobre a importância da proteção. Ela foi infectada há cinco anos pelo marido e convive com a doença após superar o medo de morrer. Para ela, esse é um passo importante para quem quer ter qualidade de vida. “Eu fui infectada pelo meu marido e eu sei que muitas mulheres confiam demais. Hoje convivo bem com a doença e ajudo outras mulheres a entender a situação e a melhorar os seus dias de vida”, conta.
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B