De mãos atadas, pacientes da oncologia protestam (Fotos: Portal Infonet) |
Os pacientes oncológicos do Hospital Cirurgia tiveram mais vez o tratamento de radioterapia interrompido em decorrência de um defeito da máquina. O problema foi detectado na última quarta-feira, 10, e solucionado apenas no fim da tarde desta quinta-feira, adiando várias sessões agendadas dentro desse período. Preocupado com as constantes interrupções no tratamento, o Grupo Mulheres de Peito realizaram um protesto com nós nas mãos, simbolizando as “mãos atadas” em que se encontram diante a atual situação destes pacientes.
O principal motivo da revolta dos pacientes é quanto à recorrência dos defeitos nas máquinas, que acontece também no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).“Já é a segunda vez que essa máquina quebra e o tratamento é interrompido, sem contar que a do Huse também está quebrada desde o início de fevereiro”, afirma Ana Angélica, que teve sua sessão radioterápica suspensa por duas vezes em 2016. Segundo ela, durante os dias entre 8 e 21 de janeiro, a máquina estava quebrada. “Meu médico já havia sido taxativo sobre não ter falhas durante o tratamento porque o câncer pode voltar a qualquer momento. O tratamento do câncer não pode ser sucateado”, lamenta a paciente.
Elenice aguarda por uma vaga no tratamento de radioterapia |
A situação se agrava nas filas para quem aguarda uma vaga para as sessões de radioterapia. As interrupções causadas pelos defeitos no aparelho retardam a finalização dos atuais tratamentos, enquanto outros pacientes se acumulam na fila por uma “medicação” que deveria ser ininterrupta. “Nós estamos desesperados porque os médicos são enfáticos quando dizem que assim que terminámos o tratamento quimioterápico, devemos começar imediatamente o de radioterapia”, desabafa a paciente Elenilce Oliveira, que há dois meses está na fila em busca de uma vaga para o Hospital Cirurgia.
A reivindicação pelo direito à saúde já passou a ser um apelo, conforme Ana Angélica. Para ela, o descaso com os pacientes da oncologia já dura muito tempo e a situação tende a piorar. “Esse abandono não vem de hoje nem de ontem já dura tempo. Enquanto isso há varias pessoas como eu lutando pela vida. Tenho 30 anos, tenho direito à vida e estou na luta por isso, mas fica difícil se a todo momento o tratamento para. Estão tirando esse direito de mim”, desabafa.
Hospital Cirurgia
Ana Angélica: tratamento do câncer não poder ser sucateado |
Por meio de nota, a assessoria de comunicação do Hospital Cirurgia se manifestou confirmando o defeito da máquina, e sua solução na tarde desta quinta-feira. O setor acrescentou que retomará as sessões agendadas ainda na noite desta quinta-feira, 11, e funcionará também no sábado, para repor aquelas sessões suspensas.
A assessoria se pronunciou também sobre a paciente Elenilce Oliveira, que há dois meses aguarda uma vaga no tratamento de radioterapia. Conforme a nota, a paciente se encontra na posição 76 e está encaminhada para receber os procedimentos “no HUSE, e não no Cirurgia”, afirma.
Por Ícaro Novaes e Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B