Máquina de radioterapia do Cirurgia volta a quebrar

Máquina está quebrada desde o dia 21 (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A máquina de radioterapia do Hospital de Cirurgia quebrou mais uma vez e paralisou o tratamento de 50 pacientes oncológicos. Segundo o Grupo Mulheres de Peito, o problema começou no último dia 21.

“O hospital diz que o técnico chega terça-feira para consertar a máquina. Mas é o que a gente sempre diz: o câncer não espera. Um dia já é muito prejudicial, imagine esperar nove dias!”, lamenta Sheila Galba, representante do Grupo. Através de nota, o Cirurgia confirmou o caso. Até a terça-feira, 1º de agosto, serão 12 dias com a máquina quebrada.

Ainda de acordo com Sheila Galba, a máquina tem mais de 37 anos de uso e não existe peça em Aracaju para resolver o problema. O temor dos pacientes, segundo ela, é que tenha que mandar fazer o material ou trazer de outro Estado – o que demoraria e atrasaria ainda mais o tratamento radioterápico. Galba também acrescentou que no dia 14 deste mês, a máquina também quebrou, mas o problema foi logo resolvido.

Confira a nota da unidade de saúde na íntegra: “A Direção do Hospital de Cirurgia informa que o acelerador linear, aparelho utilizado no tratamento radioterápico, apresentou defeito na última sexta-feira, dia 21 de julho. Após avaliação realizada por um técnico local, a Direção decidiu solicitar a vinda a Aracaju de um engenheiro habilitado – não há em Sergipe profissionais capacitados a fazer a manutenção de nosso acelerador linear. A chegada desse profissional está prevista para a próxima terça-feira, dia 1º de agosto”.

Por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais