Maternidade atende 187 casos de violência sexual

O Serviço de Atendimento às vítimas funciona 24h (Foto: Arquivo Infonet)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência no atendimento às gestantes de alto risco, também presta assistência especializada a pessoa vítima de violência sexual. Estatísticas do Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual da unidade indicam que o abuso e o estupro lideram as ocorrências. Já de acordo com o Código Penal brasileiro, a violência sexual pode ser caracterizada também de forma psicológica ou com ameaça, compreendendo o estupro, como lembrou a gerente de Urgência da MNSL, Bárbara Reis.

“A violência é um crime e nenhuma vítima é capaz de esquecer isso, mas um atendimento acolhedor, receptivo e, acima de tudo, humano pode ajudá-la a superar’’, disse Bárbara Reis, informando que a maior incidência dos casos de abuso sexual de janeiro a agosto de 2017 ocorreu entre jovens menores de 18 anos, em sua maioria do sexo feminino, totalizando 132 casos. Já em maiores de 18 anos, foram registradas 55 ocorrências. Em 2016 foram atendidos 187 casos a menor de 18 anos e 50 casos a maior de idade.

O abuso sexual praticado contra crianças ocorre, em sua maioria, na família. Pai, padrasto, irmão ou outro parente são, em geral, os agressores. Outras vezes ocorre fora de casa, como por exemplo, na casa de um amigo da família, da pessoa que toma conta da criança, na casa do vizinho ou mesmo por um desconhecido.

Segundo a coordenadora de Urgência, Lourivânia Prado, a vítima deve ser encaminhada imediatamente à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, já que a profilaxia contra gravidez indesejada e contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) pode ser prescrita em tempo hábil. No caso da administração do antirretroviral, coquetel contra o vírus HIV, causador da Aids, pode ser feita em até 72 horas”, afirma Lorivânia Prado.

O Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual funciona 24 horas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, de domingo a domingo, onde as pacientes fazem o acompanhamento durante seis meses com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares de enfermagem e assistentes sociais. O telefone de contato do serviço é (79) 3225-8682.

Fluxograma de Atendimento da Maternidade Nossa Senhora e Lourdes

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais