Maternidade Nossa Senhora de Lourdes atendeu a 240 usuárias do SUS na última semana (Foto: SES) |
Referência em Sergipe no atendimento a gestantes de alto risco e bebês prematuros, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) registrou 240 atendimentos na última semana (de 23 a 29 de janeiro). Foram 103 pacientes admitidas e 137 transferidas e/ou liberadas para o pré-natal. Foram realizados 128 partos (54 normais e 74 cesarianos).
Administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), toda assistência na unidade é qualificada e humanizada. A ‘Lourdinha’ trabalha com o sistema de admissão onde as gestantes são avaliadas através do sistema de Acolhimento e Classificação de Risco. Caso a paciente seja avaliada como de baixo risco, ela é transferida para a unidade referendada.
“Entre os principais motivos das pacientes classificadas como alto risco admitidas pela unidade estão a hipertensão, diabetes, cardiopatia, trabalho de parto prematuro”, revela a coordenadora de Pronto Socorro da MNSL, Auciliadora Varjão.
A dona de casa Priscila Rocha dos Santos segue internada na Ala Azul e teve o parto realizado durante no último domingo, 29.
“Ao chegar à ‘Lourdinha’, fui diagnosticada com diabetes gestacional. Iniciei o tratamento e o acompanhamento pelos profissionais e, em seguida, fui submetida ao parto. Tudo foi muito seguro”, revelou.
De acordo com o superintendente da MNSL, Luis Eduardo Correia, “a qualidade e o atendimento humanizado faz toda a diferença. Por prestarmos uma assistência de qualidade às pacientes sergipanas, recebemos também gestantes de outros Estados”.
A Nossa Senhora de Lourdes também é referência em Sergipe na assistência às vítimas de violência sexual. Somente no último fim de semana, foram oito atendimentos.
“O trabalho nesse ambulatório é totalmente sigiloso. Quando uma vítima dá entrada até 72 horas após o ato, realizamos a profilaxia para evitar gravidez indesejada, Infecções Sexualmente Transmissíveis (DST), além dos exames laboratoriais”, esclarece o superintendente.
As vítimas podem procurar a MNSL para buscar apoio psicológico e realizar exames e tratamentos relacionados às ISTs. O serviço funciona 24 horas por dia.
Fonte: MNSL
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B