Maternidade de Socorro entrará em funcionamento dia 1º

Maternidade de Socorro começa a funcionar neste sábado, 1º (Fotos: Ascom/SES)

Neste sábado, 1, a maternidade do Hospital José Franco Sobrinho, em Nossa Senhora do Socorro, será disponibilizada para a população. A população poderá contar com 18 leitos, sala de parto e um centro cirúrgico. "Esse novo serviço vai viabilizar, inicialmente, cerca de 300 partos por mês e faz parte do pacote de medidas para garantir e melhorar o atendimento às gestantes", explica o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

O novo serviço integra a rede de atendimento à gestante do Estado que disponibiliza, com a abertura do serviço em Socorro, 173 leitos para partos. Esses leitos estão distribuídos nas maternidades de Nossa Senhora da Glória, Propriá, Capela, Nossa Senhora do Socorro e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, com um total de 4.678 partos realizados este ano.

Local terá 18 leitos

"Sobre leitos de alto risco, quando assumimos, encontramos uma situação dramática na UTI Neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, com superlotação, denúncias da imprensa e ações no Ministério Público. Desde que assumimos, trabalhamos para regularizar esse cenário. E tomamos medidas decisivas, a exemplo da contratação de 20 novos leitos neonatais na maternidade do Santa Isabel e a retomada e conclusão dessa obra no Hospital de Socorro, que começa a funcionar amanhã", destaca o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

"Os equipamentos já foram testados, os recursos humanos já estão contratados e as escalas formadas. Essa abertura contribui imensamente para a redução da sobrecarga nas maternidades da rede e possibilita a melhora do tempo resposta no atendimento às gestantes no Estado", explica João dos Santos Lima Junior, diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

Depois da abertura da maternidade, a meta é trabalhar para colocar em atividade outras três salas do centro cirúrgico do hospital, que já estão prontas e em fase de contratação, treinamento e montagem de escalas.

"Novo serviço disponibilizará 300 partos por mês", diz secretário de estado da Saúde, Silvio Santos

Controle

O conjunto de medidas adotadas pela gestão tem garantido o controle na superlotação de UTI Neonatal. Hoje, por exemplo, dos 59 leitos neonatais, 50 estão ocupados. Dos leitos vagos, cinco são de UTI Neonatal e quatro na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal.

A contratação de 20 novos leitos neonatais foi uma medida decisiva da gestão para o controle da lotação da UTIn na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. No início do mês, a Maternidade iniciou a transferência dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para a Maternidade Santa Isabel.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais