Maternidades ampliarão assistência com novas ambulâncias

O anúncio da entrega foi feito hoje pelo governador Jackson e o secretário Almeida Lima 

A partir desta sexta-feira, 8, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em maternidades sergipanas estarão utilizando novas ambulâncias adquiridas pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). As 32 aquisições são resultado de um investimento orçado em quase 1,4 milhão, mediante recursos próprios do Estado, que contemplam ainda hospitais regionais, unidades filantrópicas e de pronto atendimento.

Para o superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), André Nascimento, a boa notícia resultará na agilidade das remoções inter-hospitalares de cerca de 80 pacientes por mês, tanto para casos de baixa, quanto de alta complexidade. Trabalho esse antes realizado pelas equipes do Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (Sriha) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“A nova ambulância facilitará ainda a execução de exames, como ressonância magnética e tomografia, além dos laboratoriais que não são realizados na própria MNSL. Será também usada para suprir necessidades de logística e para isso contará com a atuação de uma equipe formada por condutor e profissionais da saúde, quando necessários”, declarou André Nascimento.

Lagarto

Também presente na cerimônia de entrega das ambulâncias, Edvanilson Lima, que é diretor da maternidade Zacarias Júnior, localizada no município de Lagarto, compartilha da boa notícia que beneficiará cerca de 1.500 pacientes atendidos mensalmente nessa unidade de saúde. “Tínhamos apenas uma ambulância para transportes inter-hospitalares de pacientes e agora, com a medida adotada pelo Governo de Sergipe, teremos duas viaturas que atenderão também usuários do SUS provenientes de Poço Verde, Riachão, Tobias Barreto, Salgado e de municípios baianos, como Paripiranga e Itapicuru”, destacou.

Com a chegada da nova ambulância, Edvanilson ainda prevê avanços no funcionamento do Banco de Leite Humano do município, que será reinaugurado ainda este mês. “Além do transporte de pacientes, teremos ampliado o serviço de coleta de leite humano, o que tornará a prática do aleitamento materno um benefício maior para bebês nascidos na localidade. Sem dúvidas, o Governo de Sergipe acertou nas aquisições que trarão, entre inúmeros avanços a serem registrados na assistência em saúde de forma geral, a dinamização da rede materna do Estado”, acrescentou o diretor da Maternidade Zacarias Júnior.

Capela

A oportunidade de ampliar a assistência em saúde materna no município de Capela, localizada a 67 km de Aracaju, tem sido motivo de contentamento para a superintendente da maternidade Gilsânia Bezerra. A unidade, que possui uma viatura em condições inservíveis, agora dispõe de um novo veículo que realizará transporte de pacientes para capital. “Cidadãos que residem em Capela e em toda a região do Vale do Cotinguiba serão beneficiados com esse novo veículo, que chega num momento de ampliação da escala obstétrica da maternidade, o que gerará mais oportunidades para os que precisam de cuidados em saúde”, afirmou a gestora.

Itabaiana

O Hospital e Maternidade São José, em Itabaiana, terá na nova ambulância a realização de exames e de transferências inter-hospitalares de pacientes provenientes de 14 municípios circunvizinhos.  “É a primeira vez que a unidade receberá uma ambulância. Com a chegada dela teremos mais segurança, mais conforto e agilidade na prestação de serviços em saúde. Como dependíamos do Samu para a realização desses transportes, estaremos desafogando esse serviço móvel de urgência, que poderá atender mais pessoas em situação crítica, trabalho esse a que se destina”, ressaltou o diretor João Batista Filho.

Rede Materna

O anúncio sobre a chegada dessas novas ambulâncias também esteve associada ao da obra de reestruturação da Maternidade Hildete Falcão Baptista, que representa mais uma ação empreendedora do Governo de Sergipe, realizada pela SES. Com a retomada das atividades na unidade, serão realizados partos sem gravidade como forma de oferecer suporte à MNSL, que é referência em atendimentos de alta complexidade. Com a reforma, a rede estadual de saúde estará ampliando os serviços de saúde destinados às gestantes da capital e do interior do Estado, tornando mais resolutiva e eficiente a assistência materna no território sergipano.

A Hildete Falcão terá 32 leitos de internamento, um para isolamento, três leitos de pré e pós-parto, que será totalmente humanizado, duas salas de estabilização, seis leitos pré-parto, três leitos de recuperação pós-anestésicos, uma sala de cirurgia e duas salas de parto normal. Serão instalados também dez novos leitos de UTI neonatal (Utin) e seis leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin). A maternidade irá contar ainda com salas de raios-X, salas para realização de exames de eletrocardiograma e ultrassom, um laboratório, mini auditório e uma recepção com capacidade para até 40 pessoas.

Fonte e foto: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais