Medicamento para anemia falciforme está em falta no Case

Pacientes estão há três meses sem receber o medicamento no Case (Foto: arquivo Portal Infonet)

Pacientes que sofrem de anemia falciforme estão tendo dificuldades para obter o medicamento Hidroxiureia no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case). A doença não tem cura e o medicamento é necessário para amenizar crises de dor e a ocorrência de infecções na pessoa portadora deste tipo de anemia.

A lavradora, Cleide Araújo, que atualmente está desempregada, é uma das usuárias do Case. É lá que ela consegue o medicamento para a sua filha de sete anos, portadora da anemia falciforme.  De acordo com Cleide, há três meses, o medicamento está em falta e a criança já sente os efeitos da interrupção do tratamento.

“Minha filha estava sem crise e sem dor, mas desde que ela está sem o medicamento, tive que levá-la duas vezes na urgência. Ela acabou adoecendo por causa da falta do medicamento. O remédio ajuda a amenizar o efeito da doença e aumenta a imunidade do corpo da minha filha”, conta.

Cleide conta que foi ao Case nesta sexta-feira, 26, e foi informada de que deveria retornar na próxima semana para obter uma previsão de quando o medicamento estaria disponível. “Me disseram que seria em setembro, mas logo depois, fui orientada a ligar na outra semana para saber se eles teriam alguma previsão”, comenta.

SES

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o fabricante do medicamento está com dificuldade de fornecê-lo porque falta matéria prima. A assessoria disse ainda que a ordem de compra foi feita e que o medicamento chegará a Sergipe. No momento da apuração desta matéria, a assessoria não pôde informar a previsão para a chegada do medicamento porque estava impossibilitada de acessar o sistema da SES.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais