Medicamentos vencidos: SMS quer apurar responsabilidade

(Foto: Sérgio Silva/PMA)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai abrir um procedimento administrativo na tentativa de apurar a responsabilidade sobre as 32 toneladas de medicamentos e insumos encontrados vencidos no almoxarifado da Secretaria.

Segundo o secretário-adjunto da SMS, o médico Petrônio Gomes, tão logo foi identificado o estoque, a secretaria fez a catalogação de todo o material vencido para dar entrada no procedimento.

“Fizemos todo um levantamento desse material, na próxima semana deveremos encaminhar um relatório para a Prefeitura, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público para que eles tomem ciência da situação. Só iremos fazer o descarte do material depois que a situação for analisada pelos dois órgãos para que alguém seja responsabilizado pela má gestão”, conta.

Ainda de acordo com Petrônio Gomes, a situação é agravante porque não houve qualquer controle para evitar que se chegasse a essa situação. “Tem medicamento vencido de cinco anos, também tem leite em pó e materiais utilizados pelos hospitais como seringas e ataduras. É complicado porque não havia nenhum controle. No documento da Secretaria não se tem nem o valor utilizado na compra desses medicamentos e tem dele [medicamento] que nem nota fiscal tem”, diz.

O próximo passo tomado pela Secretaria será abrir um processo licitatório para a compra emergencial dos insumos na tentativa de suprir a demanda e evitar transtornos à população. “Iremos abrir uma licitação com um estoque menor para termos um controle maior e evitar que os medicamentos vençam o prazo. Desses medicamentos, nenhum poderá ser utilizado pela população. Agora a gente sabe por que a população reclama de que está faltando medicamento nos postos de saúde. ”, afirma Petrônio.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais