O médico Raimundo Sotero (Fotos: Portal Infonet) |
Sedentarismo e alimentação fast food são fatores que segundo o médico Raimundo Sotero tem provocado o diabetes em crianças. De acordo com o médico o diabetes tipo II era comum somente em adultos obesos acima de 40 anos, mas nos últimos anos tem ocorrido em crianças.
A diabetes é uma disfunção do metabolismo, ou seja, o jeito como o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. Os alimentos ingeridos são quebrados em partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue. Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, mas para entrar nas células ela precisa da ajuda de outra substância, a insulina. Quando o corpo não produz insulina é a diabete tipo I, considerada a mais grave.
“A vida em frente ao computador tem provocado sedentarismo e a consequencia é a hipertenção, colesterol alto e o diabetes. É preciso à prevenção por meio de alimentação adequada e hábitos saudavéis”, lembra. A diabetes tipo II ocorre quando há falta parcial da insulina. Entre 90% a 95% das pessoas que são diagnosticadas com esta doença têm a tipo II. A diabetes II está associada à velhice, obesidade, histórico da moléstia na família, além do sedentarismo. Nada menos do que 80% das pessoas que têm diabetes tipo II estão acima do peso ideal.
Raimundo Sotero reforça que o diabetes é causador de amputações e cegueira. “O Brasil é o quarto país do mundo onde o diabetes é a principal causa de amputação dos membros inferior e da cegueira”, diz o médico que recomenda a realização dos exames para detectar a doença.
Josefa Francisca diz que mantem uma rotina com caminhada |
Na tarde deste sábado, 9, ocorre mais uma edição da Caminhada do Dia Mundial do Diabetes, momento para os participantes tirarem dúvidas e partilharem as experiências sobre o que têm feito para prevenir a doença.
“Faço 40 minutos de caminhada de segunda a sábado. Mantenho essa rotina há 10 anos e noto que este hábito tem me proporcionado uma melhor forma fisica longe de muitas doenças”, conta Josefa Francisca dos Nascimento, de 76 anos.
Aos 84 anos, Maria Matildes de Souza, diz que caminhada, alimentação e não ficar sozinha, são importantes para manter a energia. “Faço caminhada, trabalho em casa e sempre que posso fico minhas amigas. Dessa forma, estou sempre feliz e disposta”, fala.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B