É necessário atentar-se a alguns cuidados básicos (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O período de férias chegou e todos só pensam em um dos prazeres dessa época tão desejada: a viagem. É de se esperar ver jovens ansiosos para fazerem as malas e partirem, mas não são só eles que garantem a diversão e o entretenimento, os idosos – que estão cada vez mais ativos e participativos em atividades que garantem o seu bem-estar, saúde mental e física – descobriram as vantagens de mudar de ares para continuar a viver bem e ter ainda mais histórias para contar.
Embora haja tempo e disposição na hora de fazer as malas, é necessário atentar-se a alguns cuidados básicos, mas de extrema importância. O geriatra e especialista em gerontologia, Dr. Eduardo Minomo, aconselha o idoso a verificar o destino da viagem antes de qualquer outra coisa. Se o lugar desejado para passar o período estimado tem temperaturas quentes, o idoso deve ficar alerta com a ingestão de água garantindo uma boa hidratação. Mesmo em clima frio, o cuidado é redobrado, pois a ingestão de água ou sucos, deve ser regular.
De acordo com o clima, escolhe-se o tipo de vestimenta que o idoso deve levar na sua mala. Outro ponto fundamental é estar acompanhado. Checar as medicações que o idoso ingere é outro ponto crucial para garantir uma viagem sem preocupações. "Deve-se ter sempre a medicação em dia e reservas dela na mala de mão," alerta Dr. Eduardo.
Viagem de ônibus ou avião
Durante o trajeto, seja de carro de passeio, ônibus ou avião, é crucial que o idoso preste atenção na sua comodidade e mobilidade. Ficar um longo período sentado ou em posição desconfortável pode trazer riscos graves à saúde, como o acometimento de uma trombose ou até mesmo, uma embolia pulmonar. Para evitar tais complicações o Dr. Eduardo sugere que o idoso faça pequenas caminhadas pelos corredores do ônibus ou do avião para garantir a circulação sanguínea.
Viagem de carro
Caso a viagem seja feita num carro de passeio é aconselhável que se faça pausas durante o trajeto para que o idoso possa alongar os músculos fora do veículo, o que também ajuda a prevenir a trombose venosa e a embolia pulmonar. Descansar depois de alguma viagem de longa duração, como ao exterior, por exemplo, é a melhor dica de cuidado. "Por causa do fuso-horário e jet lag o idoso deve descansar bastante, isso ajuda o sistema imunológico e na saúde mental." garante o geriatra.
Alimentação
Uma vez no destino final, o idoso deve prestar atenção na própria alimentação. É comum quando se faz uma viagem turística experimentar as variadas comidas típicas da região para entender por meio do paladar a cultura local e enriquecer a experiência da viagem. Mas isso deve acontecer de forma cuidadosa e com bastante atenção. O recomendável é alimentar-se de comidas que o idoso já conhece, esteja habituado e sabe que não causará mal-estar.
Seguir tais conselhos garante uma experiência inesquecível e permite aproveitar tudo de uma forma mais completa, desde o caminho até o destino final.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B