Meire Barroso: "Ele me deu um tapa que rodei e amassou as receitas" (Fotos: Portal Infonet) |
Repercute em todo o Estado de Sergipe, o episódio em que o médico Glauco Moreira Leitão é acusado de ter desferido um tapa na esposa de um paciente, na noite da última quinta-feira, 16 dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, em Aracaju. A autônoma Meire Barroso, prestou queixa na Delegacia Plantonista e será submetida nesta sexta-feira, 17 a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).
“Meu marido se sentiu mal ontem à noite e como eu estava trabalhando, ele foi até o Nestor Piva com a mãe. Só que esqueceu o documento e me ligou para que eu fosse levar. Quando eu cheguei lá, ele me disse que já tinha sido atendido, tinha tomado uma injeção, mas estava com muito enjôo e formigamento. Eu disse que seria melhor voltarmos ao médico e quando entramos no consultório, ele estava lavando as mãos e disse que lá não tinha remédio para enjôos e que ia encaminhar para o João Alves”, conta Meire Barroso.
Ela mostra a boca cortada por dentro |
Ela prossegue dizendo que pediu para que o médico ao invés de encaminhar para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), também conhecido como João Alves, que consultasse direito.
“Como eu perguntei: em vez de o senhor encaminhar para o João Alves, que está um caos lá, porque o senhor não olha pra ele e vê realmente o que ele está sentindo? Ele pegou as receitas, se levantou, saiu da sala e foi para o corredor. Ele respondeu ‘eu não vou mais atender vocês’. Eu respondi que ele não ia atender porque não estava agindo certo. Ele não estava agindo certo, nem olhou para meu marido. Ele disse que eu estava querendo dar show, mas não é verdade. Eu só queria um atendimento correto”, relata Meire Barroso.
A autônoma disse ainda que não teve o intuito de brigar. “Eu não queria transformar o Nestor Piva em ringue. Foi a primeira vez que fomos lá e ele achou que seríamos iguais a outras pessoas que têm medo. Eu não agredi ele verbalmente, só disse que se não estava satisfeito com o salário, que desse o lugar a outro. E ele dava gargalhadas dizendo, chame outro. Foi muito humilhante. O bom é que tem câmeras no corredor, mas devia ter no consultório. Eu disse parabéns pelo seu diploma. E quando eu disse assim, ele deu um tapa na minha cara, que eu rodei. Meu esposo mesmo tonto, correu e quando viu meu esposo, ele também correu e se trancou numa sala”, completa.
Meire Barroso disse ainda que irá procurar o Conselho Regional de Medicina e vai fazer exame de corpo de delito no IML. “Eu prestei queixa na Delegacia Plantonista e vou fazer exame de corpo de delito no IML porque eu fiquei machucada, estou com a boca toda cortada por dentro. Eu não quero nada! O que a gente quer é um bom atendimento de verdade para todos os pacientes do Nestor Piva. É humilhante”, lamenta.
Secretaria
Na assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, a informação é de que a secretária Goretti Reis lamentou o episódio. “Vamos abrir um procedimento administrativo para ouvir o médico acusado. Já existe um Boletim de Ocorrência e o que temos a dizer é que a secretária Goretti Reis está muito triste com esse fato lamentável, pois não é isso que ela busca. Infelizmente é cortar a própria carne, mas a Secretaria precisa buscar a verdade”, destaca a assessora Cristina Rochadel.
A Secretaria estranhou o fato de não haver a medicação citada pela acompanhante do paciente. "A Secretaria Municipal de Saúde já repôs em estoque cerca de 90% da lista de 309 medicamentos padronizados para o Sistema Único de Saúde (SUS) no município incluindo o remédio citado, além de 75% de uma lista de 950 materiais de uso padrão, como luvas de procedimentos, kit para exames ginecológicos, materiais odontológicos e outros insumos", acrescenta a assessora.
O Portal Infonet não conseguiu localizar o médico Glauco Moreira Lobão, mas continua a disposição tanto do clínico geral, quanto da assessoria jurídica para quaisquer esclarecimentos, por meio do telefone (79) 2106-8000 ou do e-mail: jornalismo@infonet.com.br.
Por Aldaci de Souza
* A matéria foi atualizada às 14:44 para acréscimo de informações sobre o estoque de medicamentos no Nestor Piva.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B