Categoria não concordou com o calendário de pagamentos (Foto: arquivo Portal Infonet) |
Os médicos de Aracaju entraram em greve novamente. A decisão foi tomada em assembleia realizada na noite nesta sexta-feira, 20, após anúncio do prefeito Edvaldo Nogueira sobre o calendário de pagamento dos salários de dezembro, janeiro e fevereiro.
“Os médicos deliberaram pela retomada da greve, que estava suspensa, pois continuaram sem receber os salários de dezembro tendo uma previsão para recebimento apenas no 31 de janeiro para os médicos da ativa e os médicos aposentados apenas no dia 07 de fevereiro (31 e 38 dias de atraso salarial, respectivamente”, explica em nota o Sindimed.
O Sindimed classifica a proposta de pagar o salário em 12x como “diluição da receita do trabalhador” e também não concorda com a opção de o servidor ter que pedir empréstimo bancário caso queira o valor integral. “Isso é tentar transferir a responsabilidade da prefeitura para o servidor. A PMA depois vai dizer à sociedade que pagou integral e que o servidor que optou por parcelar foi porque quis e não por opção da prefeitura. Além de que o servidor seria obrigado, caso quisesse optar pelo empréstimo, a pedir portabilidade bancária para a Caixa Econômica, perdendo benefícios adquiridos pelo banco no qual já recebe atualmente seus salários”, avalia o Sindimed.
De acordo com o Sindimed, a categoria também não aceita a proposta que prevê o pagamento dos aposentados apenas no dia 7 de fevereiro, data posterior ao pagamento dos médicos da ativa. “Foi e será sempre defendido pelo Sindimed que todos os médicos devem receber na mesma data, ativos e aposentados, pois os ativos de hoje, se viverem o suficiente, serão os aposentados de amanhã”.
Uma nova assembleia foi marcada para o dia 31 de janeiro, a partir das 19h. Caso ocorra alguma mudança no situação salarial, o Sindimed convocará uma nova assembleia.
Salários da PMA
O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou na última sexta-feira, 20, que pagaria os salários de dezembro dos servidores da PMA de duas formas: em 12x parcelas ou via empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. Quem decide a forma de pagamento é o servidor. Já os salários de janeiro e fevereiro serão pagos entre o último dia do mês e o 5º dia útil do mês seguinte.
Por Verlane Estácio
Com informações do Sindimed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B