Médicos de Aracaju param atividades a partir do dia 3

Reunião na Prefeitura durante esta terça-feira (Foto: Reprodução/Seplog)

Os médicos da rede municipal deram início nesta terça-feira, 26, a uma greve por tempo indeterminado, mas só paralisarão efetivamente as atividades na próxima terça-feira, 3, atendendo ao pedido da Secretaria Municipal de Saúde  (SMS) por mais uma semana para avaliar às reivindicações da categoria. Segundo João Augusto, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), a categoria permanece sem acordo referente à tabela unificada dos médicos.

Conforme o sindicalista, a gestão municipal não chegou a um consenso com a classe médica, alegando impasses financeiros e até mesmo eleitorais. “Consultamos um procurador e ele descartou qualquer impasse eleitoral no que tange as soluções com os médicos”, disse João Augusto. Ele afirmou ainda que a SMS e Seplog pediram até a próxima segunda-feira, 2, para avaliar a situação financeira e dar uma resposta ao Sindimed.

“A greve já teve início, mas decidimos que, para não prejudicar a população durante essa semana, só vamos paralisar os serviços na terça-feira, 3. Caso a SMS apresente uma proposta que atenda nossa pauta, na quarta-feira voltamos ao trabalho, caso não, a greve seguirá por tempo indeterminado”, esclareceu João.

O principal ponto da pauta dos médicos é com relação à igualdade de pagamento por hora trabalhada na tabela dos médicos. “Nós queremos a uniformização da tabela de pagamento dos médicos. Ou seja, existem médicos hoje que recebem determinada quantia por trabalhar 40h, enquanto os que trabalham 20h, quando deveriam receber metade do que o outro, acabam recebendo o salário com defasagem de 35%. Está desproporcional”, afirmou o sindicalista.

Prefeitura

A Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), que também foi representada na reunião durante a manhã, confirmou que a gestão municipal solicitou uma semana para realizar uma avaliação financeira e dar uma resposta aos médicos. Segundo a assessoria de comunicação, a expectativa é de que se tenha uma resposta positiva no sentido de atender integralmente ou parcialmente as reivindicações referentes à igualdade no pagamento por horas trabalhadas dos médicos, independentes das especialidades.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais