Assembleia aconteceu na tarde desta quinta-feira, 4 no auditório do Sindimed (Fotos: Portal Infonet) |
A falta de pagamento dos salários de janeiro, por parte da Prefeitura de Aracaju levou os médicos a cruzar os braços na manhã desta quinta-feira, 4. No período da tarde, eles se reuniram no Sindicato da categoria, o Sindimed, e decidiram manter a greve por tempo indeterminado. Em nota, a Prefeitura informou que o pagamento será efetuado nesta sexta-feira, 5.
“A gente lamenta a fala do secretário Batalha que teve a coragem de ir a publico dizer que cumpriu aquilo que não aconteceu, que foi pagar a projeção dos médicos, pagar a gratificação de desempenho corrigida. E o mais importante, que é o atraso salarial, que deveria estar nas contas dos servidores dia 29 e nós não recebemos até hoje. Esse é o principal motivo da greve e o segundo motivo”, lamenta o presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe, João Augusto de Oliveira.
De acordo com ele, a greve é por tempo indeterminado, mas a categoria espera que o prefeito João Alves Filho, pague os salários atrasados o mais rápido possível.
Categoria preocupada com o atraso do salário de janeiro |
“A gente espera que o prefeito comece a pagar e não deixe a greve perdurar até o dia 12, que foi a data-limite que eles deram, mas eles deram quatro datas em janeiro e não cumpriram nenhuma, por isso que a gente não deu essa credibilidade para o dia 12. Esperamos que até amanhã ele cumpra o pagamento com os servidores para que no Carnaval, a rede de urgência não esteja prejudicada, pois ninguém trabalha sem receber salário”, alerta.
Rede de urgência
João Augusto lembrou que o sindicato nunca colocou a urgência dentro de qualquer movimento de paralisação para reivindicar reajuste.
João Augusto: "Ninguém trabalha sem receber salário" |
“Só que essa situação que o prefeito colocou, não é reajuste, mas a retenção daquilo que é do servidor. Como é que o prefeito João Alves não tem dinheiro para pagar servidor, mas tem dinheiro para financiar um Carnaval particular? Nos estranhou também, O TCE por não punir a Prefeitura de Aracaju que não pagou os salários dos servidores até hoje e vai financiar Carnaval particular, então os médicos vão manter a greve até que os salários sejam efetuados”, garante.
A rede de urgência do município de Aracaju terá uma redução de 50% dos serviços durante o período do Carnaval, por conta da greve dos médicos. “A gente sempre em greves anteriores, manteve integralmente um quantitativo de médicos, mas nessa greve atual, a rede de urgência vai ser reduzida para 50% dos médicos efetivos porque envolve o não recebimento de salários. Se fosse reivindicação reajuste de salários, a gente não colocaria a redução, mas não tem como convencer um trabalhador que não recebeu seu salário, tem suas contas a pagar, a ir trabalhar. Fica complicada essa situação”, entende.
Acordo
Durante reunião no dia 18 janeiro, gestores municipais haviam prometido aos representantes do Sindimed, pagar a progressão dos médicos, a gratificação de desempenho com o reajuste do ano passado, mas não cumpriu, sem contar com o atraso dos salários de janeiro.
“Estavam na reunião, o prefeito e os secretários Luciano Paz, Igor Albuquerque e Jair Araújo quando prometeram pagar tudo, mas não cumpriram, mas a condição para voltar da greve é pagar os salários de janeiro”, enfatiza lembrando que os salários de dezembro só foram pagos em 21 de janeiro, após anunciarem quatro datas.
Secom
Em nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju informou que “Garantindo um compromisso firmado no dia 29 de janeiro, em reunião com representantes de sindicatos da área de saúde no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, a gestão do prefeito João Alves Filho cumpre as solicitações da categoria e efetua nesta sexta-feira, 5, o pagamento de toda a folha da saúde. O prazo limite para quitar todos os vencimentos do mês de janeiro é até o dia 12, no entanto, os esforços da prefeitura motivaram o adiantamento e conclusão de pagamento desta categoria. As demais pastas logo terão também, os pagamentos efetuados”.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B