Ato na porta da Secretaria de Saúde (Fotos: Portal Infonet) |
“A gente sabe que a saúde não se faz só com o médico, mas tem certeza que ela não se faz sem o médico”. A afirmação foi feita na manhã desta quinta-feira, 9, pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), João Augusto Oliveira durante ato na porta da Secretaria Municipal de Saúde.
Para ele, a Prefeitura de Aracaju não está preocupada em acabar a greve dos médicos municipais iniciada há 14 dias. “A Prefeitura está insensível para acabar a greve, nós viemos aqui, anunciamos antecipadamente que faríamos um ato público na porta da Secretaria de Saúde. A secretária Goretti Reis não está na cidade, está em Feira de Santana. Como é que ela viaja em plena greve dos médicos? Mostra que não está preocupada em acabar com a greve por meio da negociação. É uma falta de responsabilidade dos nossos gestores”, acredita.
João Augusto: "Saúde não se faz sem médicos" |
João Augusto esclareceu que a pauta é extensa, mas visando acabar a greve, a categoria focou em dois pontos para acabar a greve. “Focamos na incorporação para a aposentadoria do desempenho, afinal nós trabalharemos a vida toda desempenhando boas funções, mas quando chegar na hora da aposentadoria, vai perder 20% do salário. Isso é injusto. Ele anunciou essa incorporação para janeiro de 2014 e a gente quer para outubro, novembro ou dezembro para desvincular da data base do servidor”, ressalta.
Quanto à data base da categoria definida na administração Edvaldo Nogueira (PCdoB) para janeiro, o presidente do Sindimed lembrou que o prefeito João Alves Filho (DEM) em entrevista à imprensa afirmou que o ex-prefeito deu reajuste retroativo a janeiro porque teve vontade.
“Então João Alves não tem vontade de valorizar, de respeitar o direito adquirido do trabalhador ou não tem dinheiro. A gente deu a opção de ele parcelar esses três meses de 2013 no ano de 2014. Mesmo assim ele está intransigente. Ele é o administrador e devia se planejar e pagar. Já economizaram milhões de reais com essa greve em detrimento da saúde da população. Eles estão preocupados em economizar e não em fazer o atendimento”, entende.
A categoria fará novo ato na próxima segunda-feira, 13, a partir das 8h no Calçadão da rua João Pessoa.
Secretaria
A assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde informou que a secretária Goretti Reis está mesmo viajando, mas que o secretário-adjunto, Petrônio Melo recebeu uma comissão de médicos para discutir as reivindicações e marcar uma audiência com o prefeito João Alves Filho antes da viagem que fará na próxima terça-feira, 14.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B