Representantes do Sindimed formalizam queixas (Foto: Arquivo Infonet) |
Médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) voltaram a se reunir na manhã desta terça-feira, 17, com o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed). O objetivo do encontro, segundo informou os representantes do sindicato, é dar continuidade à formalização das queixas sobre condições de trabalho.
A classe médica discute também, a Campanha Salarial de 2014. A luta é pela isonomia salarial e melhores condições de trabalho nas bases do Samu do interior.
De acordo com o presidente do Sindimed, João Augusto, a categoria dará início às negociações com o governo e por isso as denúncias estão sendo formalizadas no sindicato. “A categoria já expôs os problemas, os quais já sabíamos, e agora vamos formalizar em assembléias. Daremos seguimento a esse trâmite burocrático e gerar os documentos oficiais”, diz.
Vistorias
O sindicalista garante que haverá visitas formais às bases do Samu, com o objetivo de identificar os problemas. “Faremos as visitas formais nas ambulâncias e nas bases do Samu. As ambulâncias são precárias e eles (os médicos) reclamam mais das bases, porque eles não têm nem condições de tomar banho. Por isso, vamos formalizar as reclamações e iniciar as negociações com o governo”, ressalta.
Negociações
João Augusto esclarece ainda, “Vale ressaltar que os médicos do Samu não fizeram parte da última greve e, portanto, os não fazem parte do comando de greve. Nenhum acordo do comando terá repercussão sobre os médicos. Já registramos inclusive no Diário Oficial da União”, explica.
SES
A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que "o Samu 192 Sergipe tem cumprido um cronograma de ações corretivas nas bases do serviço. As bases de Monte Alegre, Porto da Folha, PRF, Areia Branca já passaram por essas adequações. Na base de Aracaju, localizada no bairro Siqueira Campos, e em Canindé do São Francisco as melhorias estão sendo executadas. Até o final de julho, as bases de Estância e Aquidabã estarão concluídas. Todas as bases descentralizadas estarão prontas até o final de 2014. Sobre a manutenção das ambulâncias, há um controle de manutenção da frota. A partir deste cronograma, está sendo possível realizar medidas corretivas. Oito novas ambulâncias foram entregues ao Samu 192 Sergipe no último dia 10. A documentação destes veículos está sendo emitida para que eles possam entrar em atividade. Com a operacionalização dessas novas ambulâncias, será possível a formação de uma frota reserva. Isso fará com que as viaturas passem por manutenção preventiva. Com relação às demandas dos médicos, a Fundação Hospitalar de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde estão abertas ao diálogo."
Por Eliene Andrade
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B