Segundo presidente Augusto Couto, o Conselho Estadual de Saúde foi acionado (Foto: Arquivo Infonet) |
Segundo diagnóstico do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do município de Japoatã, a 100km de Aracaju, não contam com um número de médicos suficiente para atender os pacientes. De acordo com o presidente do Sintasa, Augusto Couto, os atendimentos nas unidades de saúde de Japoatã são feitos por enfermeiros, agentes de saúde e auxiliares, que estão sobrecarregados. Sem tratamento, os pacientes em situação de urgência e emergência são enviados para Aracaju.
“Há quase um ano isso vem acontecendo, e a situação em Japoatã está um caos total. O governo federal faz o repasse da verba para a saúde, mas não tem médico pra fazer o diagnóstico preventivo”, diz Augusto. Ainda segundo o presidente, o sindicato entrou em contato com a secretária de saúde de Japoatã, Maria Jairlene Cardoso, para relatar a situação. “Conseguimos falar com ela, mas nada foi resolvido por que precisamos do contato do prefeito. A equipe do Sintasa continua tentando falar com ele, mas nos foi passado que pouco ele aparece no município”, conta o presidente.
Ainda de acordo com Augusto, o Conselho Estadual de Saúde já foi acionado. “Há 15 dias enviamos um documento ao Conselho, mas até então não obtivemos nenhuma resposta. Se não conseguirmos falar com o prefeito, relataremos a situação na reunião do Conselho, que deverá acontecer no próximo dia 20”, diz o presidente.
O diagnóstico realizado pelo Sintasa inclui ainda a falta de medicamentos para os pacientes de Japoatã. “Não tem medicamentos nas unidades de saúde, e nem no CAPS [Centro de Atenção Psicossocial]. O CAPS de Japoatã era referência, hoje em dia os pacientes tem que ser encaminhados para Propriá”, diz Augusto Couto.
Secretaria de Saúde
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a secretária de saúde do muncicípio de Japoatã, Maria Jairlene Cardoso, para buscar um posicionamento frente à denúncia realizada pelo Sintasa. A secretária solicitou que o contato fosse retornado em outro horário, em virtude de sua impossibilidade no momento. Ao retornar o contato no horário marcado, e após novas tentativas, Maria Jairlene não foi localizada. Continuamos à diposição para maiores esclarecimentos através do email e-mail jornalismo@infonet.com.br e do telefone (79) 2106 8000.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B