Médicos e servidores realizam protesto na Beira Mar

Manifestação em frente à obra da Praia Formosa (Fotos: Portal Infonet)

Presidente do Sindimed: "No dia 29, o prefeito comemorou o sucesso do são joão e no dia 30 disse que não tinha como investir na saúde"

Em mais um dia de greve dos médicos e servidores da saúde, as categorias fizeram uma manifestação na Avenida Beira Mar, em frente à obra da Praia Formosa, entoando cantos como “Ô João, deixe de descaso e enganação”. Oito categorias participaram do ato que percorreu alguns sinais da avenida. Já são 35 dias em greve.

De acordo com o representante do Sindimed, João Augusto Oliveira, o prefeito comemora sucesso dos festejos e ignora situação da saúde. Segundo ele, exames, consultas e atendimentos nas unidades de saúde estão parados e os serviços de urgência/emergência operam com 50% dos servidores.

O presidente do Sindimed destaca a diferença entre os investimentos com a saúde e com as festas. “No dia 29, o prefeito comemorou o sucesso do são joão e no dia 30 disse que não tinha como investir na saúde. Como isso é possível? O prefeito não para pra resolver os problemas depois de 35 dias de greve e não há diálogo desde maio”, questiona.

Segundo o presidente, a principal reivindicação é o reajuste salarial. “O reajuste foi concedido para todas as categorias, menos para a saúde. Além disso, cobramos os salários em dia, o 13º e as férias”, explica.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros (Seese), o ato em frente a Praia Formosa foi para chamar a atenção da população para a contradição entre os investimentos da prefeitura em obras e em saúde. “Através desse protesto, viemos mostrar o contraditório entre as obras que a prefeitura faz e a situação da saúde”.

Sobre a pauta das reinvindicações, ela acrescentou. “Viemos cobrar não só o reajuste, mas também as condições de trabalho. É um absurdo que a prefeitura não veja o descaso. A Seplog já elaborou um orçamento para que o prefeito decida o reajuste, mas ele ainda não avaliou”, reclama.

Seplog

De acordo com a assessora da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), há um orçamento preparado, esperando ser avaliado pelo prefeito João Alves. Segundo a assessoria, a avaliação pode ser feita ainda essa semana.

Valton discorda do protesto interrompendo as vias de trânsito

Manifestante com placas em forma de caixões

População

Enquanto alguns motoristas buzinavam em apoio ao protesto, o taxista Valton Filho, que ficou alguns minutos parados no trânsito não aprovou a manifestação. “O protesto tem que ser feito na prefeitura, ou pelo menos deixando uma faixa livre. A população não tem culpa”, alega.

O presidente do Sindimed explica que o intuito do ato não é prejudicar a população, mas sim fazer com que ela perceba as necessidades da classe. “A população vem acompanhando a situação dos servidores da saúde. Quando o prefeito faz festa com o dinheiro da população, a sociedade precisa estar ciente das necessidades dos trabalhadores”.

Por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais