Médicos estrangeiros chegam a Sergipe no dia 2

(Foto: Ilustração Infonet)

Os gestores da Saúde dos nove municípios que foram homologados na primeira fase de implantação do programa 'Mais Médicos', em Sergipe, se reuniram na manhã dessa sexta-feira, 23, em Aracaju, para participar de uma oficina sobre a estratégia. A ação foi promovida pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), e contou também com a presença de técnicos da SES e representantes do Conselho Estadual de Saúde.

"Esse momento inicial teve como foco orientar os gestores quanto à condução do acolhimento dos profissionais que participam do programa e que iniciarão as atividades nos municípios a partir do dia 02 de setembro", explicou a referência técnica do MS para o Estado de Sergipe, Rosana Barreto.

Em Sergipe, a gestão Estadual está reforçando o apoio prestado através da Atenção Básica. "O maior objetivo dessa iniciativa é reforçar a assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para melhorar a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)", disse o diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima Júnior.

De acordo com o secretário de Saúde de Pirambu, Manuel Ribeiro, o início das atividades dos médicos dentro das UBS está sendo aguardado com ansiedade. "Fizemos a adesão ao Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), que nos contemplou com dois médicos. Agora, através do 'Mais Médicos', seremos contemplados com mais dois profissionais. Com essas iniciativas, encontramos meios de ampliar e melhorar o atendimento prestado para nossa população", comenta.

Mais Médicos

Em Sergipe, 42 municípios aderiram ao programa e 31 foram considerados prioritários pelo Ministério da Saúde para receber os profissionais. Nas duas primeiras fases, foram selecionados 19 médicos que atuarão nos municípios de Aracaju, Lagarto, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, São Miguel do Aleixo, Pirambu, Santa Luzia do Itanhy e Santo Amaro das Brotas.

"Dos 19 médicos que fizeram a adesão para Sergipe, dois são intercambistas, profissionais brasileiros que fizeram o curso de graduação fora do país. No Brasil, mais de 500 municípios receberão os médicos na primeira fase. Estimamos que mais de 6 milhões de habitantes sejam beneficiados  com a atuação desses profissionais em todo território",  reforçou o diretor adjunto do departamento de Atenção Básica do MS, Alexandre Florêncio.

Fonte: Ascom/SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais