Medula Óssea: Hemose realiza 92 cadastros de candidatos

(Foto: Ascom FHS)

O cadastro de doadores de Medula Óssea, realizado no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), encerrou janeiro com 92 inscrições. Os dados do candidato são preenchidos em um formulário online do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Para a gerente de Captação e Acolhimento do Hemose, Teresa Leite Lisboa, o resultado foi satisfatório tomando por base que todos os candidatos cadastrados nesse primeiro mês do ano foram oriundos de demanda espontânea.

"Começamos a perceber um nível satisfatório de conscientização das pessoas. Isso é muito bom, especialmente para os pacientes que necessitam do transplante de medula óssea para sobreviver", destacou.

O transplante de medula óssea é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. Para se cadastrar, é preciso ter entre 18 e 55 anos, apresentar documento de identidade original com foto e não ser portador de doenças infecto contagiosas.

Após a realização do cadastro, uma amostra com 5 ml de sangue é coletada. O sangue será examinado para verificar a carga genética, através do teste de histocompatibilidade. Depois, o resultado é encaminhado para o sistema informatizado do Redome, no Instituto do Câncer (Inca) do Rio de Janeiro, onde é feito um levantamento e um cruzamento de dados, que identifica possíveis compatibilidades com pacientes que aguardam o transplante.

Segundo ainda a gerente do setor de Captação de doadores do Hemocentro de Sergipe, a realização do transplante é simples. "A pessoa se recupera em pouco tempo e tem todo o auxílio de especialistas. A medula óssea demora menos de 15 dias para se recompor", informou Teresa Lisboa.

Doadora de sangue, Everlyn Batista cursa o oitavo período de Medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Nesta quinta-feira, 6, ela também decidiu se cadastrar no Redome. "Entendo que o meu cadastro poderá beneficiar uma pessoa que está necessitando. Esta pode ser a única chance dela se manter viva. Como sei das dificuldades de encontrar um doador compatível, resolvi ajudar", disse.

Fonte: Ascom FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais