Medula Óssea: Hemose recebe 373 novos cadastros

Campanha aconteceu na Universidade Federal de Sergipe (Foto: Arquivo Infonet)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou mais uma campanha a favor da solidariedade. A ação destinada à ampliação do número de pessoas inseridas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) resultou em 373 novos cadastros e mobilizou acadêmicos de diversas áreas profissionais.

Realizado no prédio onde funciona o Departamento de Nutrição da UFS, o trabalho foi dividido em duas frentes: na primeira, os alunos receberam instruções sobre a ficha para inscrição no Redome; na segunda etapa, uma equipe de profissionais composta por técnicos de enfermagem, biomédicos e enfermeiro, realizou a coleta das amostras com 5 ml de sangue para o teste de Histocompatibilidade (HLA).

Na ocasião, as colegas Aline Rocha, estudante de Nutrição, Mayane Santana e Patrícia Natielly, do curso de Engenharia de Alimentos e Andressa Nunes, de Engenharia Química, ressaltaram o espírito de ajudar ao próximo. “É importante fazer o bem”, comentaram.

“Foi por causa do panfleto com informações sobre o cadastro que vim aqui. É ser bom salvar pessoas”, resumiu o acadêmico de engenharia mecânica, Vinicius Silva Santana.

“Eu já tinha esse desejo de ajudar, por isso resolvi atender ao convite de minhas amigas que me chamaram para participar do cadastro de medula óssea”, declarou Lucas Fernandes.

A coordenadora do Departamento de Nutrição, a professora Kiriaque Barra, explicou que, todos os anos, o serviço organiza um evento comemorativo ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto. “A ideia de realizar a comemoração da data, por meio de uma ação solidária nasceu de uma conversa com a professora Ana Mara. Achei fantástica e logo começamos a planejar a integração das atividades“, destacou.

A professora da área de Alimentos, Ana Mara, lembrou que “precisei aumentar para entrar nos padrões de doadores de sangue. Para se tornar um doador de sangue e de medula óssea, é necessário ter hábitos saudáveis. Muitas vezes as pessoas não colaboram com determinado serviço em função da falta de conhecimento. Trouxemos as informações para dentro do Campus”.

A gerente de Captação do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas considerou positivo o resultado da ação. “Esse é um serviço vital para restabelecer a saúde dos pacientes que necessitam do transplante de medula óssea. A proposta de descentralização do cadastro para instituições parceiras visa garantir o acesso dos voluntários ao serviço”, afirmou.

Paralelo à campanha para o cadastro de medula óssea, os alunos do curso de Nutrição distribuíram panfletos e apresentações de vídeos em setores com mais circulação de estudantes e servidores.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais