Menina falece vitima de meningite nesta sexta-feira

Hospital de Urgência de Sergipe (Huse)

Uma menina de oito anos faleceu na manhã desta sexta-feira, 03, vítima de meningite meningocócica tipo C. Ela e mais quatro pessoas apresentaram sintomas da doença na última terça-feira, 31, e logo foram internadas nos Hospitais de Urgência de Sergipe (Huse) e Cirurgia.

O infectologista Marco Aurélio de Oliveira Góes explicou que o fato pode ser considerado um surto isolado, pois as cinco pessoas freqüentaram a mesma festa domiciliar no último sábado, 28, no povoado Junco, no município de Areia Branca. “Não existe motivos para a população entrar em pânico. É um surto localizado. Logo após a entrada deles nos hospitais foram iniciadas todas as medidas de controle”, acalma.

Depois da notificação do surto foi iniciada a identificação dos contatos de todos os casos suspeitos e iniciado a medida de controle com quimioprofilaxia. Na última quarta-feira, equipes de saúde do município e do estado estiveram no local para fazer este controle com uso do antibiótico nos casos necessários.

Pacientes

De acordo com a assessoria de comunicação do Huse, os três pacientes que deram entrada com a doença apresentam quadro estável e permanecem sob observação. A garota C., 7 anos, e o menino L., 11 anos, permanecem na Unidade Pediátrica Dr. José Machado de Souza, no Huse. E uma senhora de 54 anos, continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Huse.

A quinta paciente está internada no Hospital Cirurgia. A equipe de jornalismo do Portal Infonet tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação do hospital, mas não obteve sucesso.

SES

Além dos casos em Areia Branca, no período de 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2012 foi notificado mais quatro casos no Estado, nos municípios de Areia Branca e Aracaju. Até o momento, os casos estão restritos a estas localidades, estando as equipes de saúde alerta para possível ocorrência de novos casos.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta que qualquer pessoa que apresente sintomas de Meningite (febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, dor abdominal, vômitos, manchas no corpo, dentre outros) busque, imediatamente, atendimento médico.

A doença

De acordo com a SES, as meningites podem ser causadas por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não infecciosos (ex.: traumatismo, medicamentos). As meningites de origem infecciosa são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos;

A Doença Meningocócica, talvez pela possibilidade da ocorrência de casos graves e pela possibilidade de ocasionar surtos, como poucas outras doenças têm tanto poder de causar pânico entre a população;

No Brasil, a Doença Meningocócica (DM) é considerada uma doença endêmica. A ocorrência de casos é esperada o ano inteiro, principalmente no inverno, sendo frequente a ocorrência de surtos comunitários ou institucionais. A DM é a principal forma de meningite bacteriana, sendo o sorogrupo C o de maior prevalência na maioria das regiões do país e responsável pela maioria dos surtos notificados desde 2006 .

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais