Microcefalia: promotores recomendam estado de emergência

Promotores recomenaram Estado de Emergência em Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

Os promotores dos Direitos à Saúde do Ministério Público Estadual, Antônio Fortes, Fábio Viegas, Cláudia do Amaral Calmon e Francisco Ferreira Júnior recomendaram em audiência realizada na manhã desta sexta-feira, 20 que seja decretada emergência no Estado de Sergipe, por conta do aumento do número de casos de microcefalia. Para se ter uma ideia, somente na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, já são 42 casos da doença e em todo o Estado, quase 70.

“O município de Aracaju já decretou o Estado de Emergência aqui nesta audiência e a gente espera que o Estado de Sergipe o faça, contratando mais agentes da Brigada contra o Aedes Aegipty, inclusive sem concurso, já que o estado de emergência se permite e considerando a realidade hoje de epidemia de microcefalia. São quase 70 casos conhecidos, afora os desconhecidos, enquanto que ano passado foram só três. A microcefalia é uma patologia neurológica que causa uma dependência pela vida inteira. É uma situação muito grave”, lamenta o promotor Antônio Fortes.

Audiência contou com represnetantes das secretarias de Estado e municipal de Saúde

De acordo com ele, além da recomendação do aumento da brigada e da emergência no Estado, que o município cumpra a Lei Municipal que permite que se entrem em casa mesmo sem a permissão dos proprietários e se aplique multa em caso de reincidência do Aedes Aegipty na mesma residência. “Outra recomendação que nós fizemos é de que em até dez dias, o secretário estadual de Saúde convoque em até 10 dias, o Comitês Intergestor de todos os secretários municipais de Sergipe e dê a importância que o tema merece”, complementa.

Maternidade

Na ocasião, o superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Luiz Eduardo Prado destacou que já são 42 casos. “Ontem nasceu o quadragésimo segundo; no interior, principalmente quando fazem exames de ultrassonografia e confirmam, alguns colegas estão encaminhando para a maternidade e tem alguns casos na Bahia que a Vigilância Epidemiológica está separando. A Nossa Senhora de Lourdes vai ser a maior estatística. É importante dizer que os municípios têm que assumir esse papel, não é só mandar para a Nossa Senhora de Lourdes, mas uma situação que a capital e os outros municípios do interior têm que assumir esse papel como as outras maternidades também”, reitera.

Promotor Antônio Fortes: "Situação muito grave"

Luiz Eduardo: "Municípios também devem assumir o papel"

Conselheiro Luis Carlos: "Imprensa tem papel fundamental"

O conselheiro Municipal de Saúde Luis Carlos da Silva solicitou o apoio da imprensa no alerta à população. “Estamos precisando da ajuda da imprensa para alertar as pessoas que devem evitar os mosquitos, usar mosquiteiros e façam um trabalho de formiguinha eliminando os criadouros, pois a situação está alarmante”, completa.

O promotor Fábio Viegas aproveitou a visita do ministro da Saúde, Marcelo Castro, para informar sobre o aumento do número de casos da doença no Estado de Sergipe. "Eu vim aqui ter uma conversa com o ministro, para solicitar que ele adote providências semelhantes às adotadas no Estado de Pernambuco, que proporcionalmente hoje, infelizmente, é o campeão de microcefalia no Brasil", enfatiza.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais