
O Ministério da Agricultura e Pecuária descartou o caso de gripe aviária no município de Graccho Cardoso em Sergipe. Em coletiva de imprensa, a pasta informou que descartou três das seis suspeitas de gripe aviária que estavam em análise. Além de Sergipe, os casos que também deram negativos foram: Triunfo (Rio Grande do Sul) e Nova Brasilândia (Mato Grosso).
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou o alerta de que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. O risco de contaminação ao ser humano é de quem manuseia, mas essa transmissão é rara. “Os colaboradores da granja do foco estão isolados em processo de monitoramento. Não temos informes de outros casos”, apontou.
Até o momento, dois casos de gripe aviária foram confirmados no país, sendo um em uma granja comercial no município de Montenegro (RS) e outro em um zoológico na cidade de Sapucaia do Sul (RS).
Continuam em análise
Outros três casos ainda estão em análise: Salitre (Ceará), região de produção familiar para subsistência; Ipumirim (Santa Catarina), granja comercial; e Aguiarnópolis (Tocantins), também granja comercial. Há uma nova investigação em curso, em Estância Velha (RS).
por Aisla Vasconcelos
com informações do Governo Federal
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B