MNSL concorre ao título de Hospital Amigo da Criança

Desde 2014 a MNSL adquiriu o selo do Método Canguru (Foto: Arquivo Infonet)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes concorre ao selo de qualidade da Unicef. A unidade, reconhecida em todo o país como modelo, oferece assistência ao recém-nascido seguindo a lógica de alimentação saudável evitando assim o óbito neonatal, segundo informou a gerente do Banco de Leite Humano Marly Sarney, enfermeira Magda Dória. Ela explicou que durante os dias 24 e 25 a MNSL abriu as portas para os avaliadores da Iniciativa Amigo da Criança (IHAC), que são técnicos do Ministério da Saúde.

Magda explica que a iniciativa da Unicef de oferecer o selo às unidades que buscam qualidade é de grande importância. “Para que a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes mereça o selo de qualidade do órgãos das Nações Unidas, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde é preciso, também, qualificar a assistência às mães, cuidado que tem sido aperfeiçoado nos últimos anos.  Por isso, a maternidade trabalha o Cuidado Amigo da Mulher, desempenhando boas práticas do pré-parto e puerpério, bem como a lei do acompanhante”, disse Magda.

Segundo ela, todas as observações que os auditores fizeram são importantes para que a MNSL se adeque a cada dia de uma forma melhor.  Ela ressaltou que esse ano há foco no fortalecimento das diretrizes que conduzam a maternidade à condição de Hospital Amigo da Criança. Magda explicou, ainda, que seguindo a orientação da IHAC, é preciso alcançar o índice de 75% de aleitamento materno, mesmo depois da saída da maternidade. “Nós temos o Ambulatório do Follow-Up e o Banco de Leite Humano Marly Sarney que acompanham as crianças após deixarem a maternidade”, disse.

Follow Up

Com base na Política Nacional de Humanização Perinatal (assistência materno-infantil), o Follow Up garante suporte aos bebês. O serviço também contribui no apoio da manutenção de rede social e familiar, corrigindo as situações de risco, sinais de refluxo, infecção e apneias, e ainda orienta e acompanha os tratamentos especializados, começando nos primeiros dias de vida do bebê.

O acesso ao Follow Up é exclusivo do bebê prematuro, nascido na MNSL e assistido pelo Método Canguru, que os auxilia a se desenvolverem através do contato corpo a corpo com os pais. Logo após a alta, a criança recebe o encaminhamento ao ambulatório. No local, ela recebe o primeiro atendimento e avaliação do pediatra, que é o responsável por indicar o tratamento. Tudo isso acontece de forma individualizada e confortável para mães e bebês.

Selo

A Maternidade esta buscando o selo da QualiNEO (estratégia criada pelo Ministério da Saúde que, além de ter como meta a diminuição  da mortalidade neonatal – primeiros 28 dias de vida -, visa qualificar o atendimento ao recém-nascido de risco. Desde 2014 a MNSL adquiriu o selo do Método Canguru.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais