MNSL possui controle de Infecção Hospitalar atuante

A estratégia tem como objetivo orientar os funcionários sobre a importância das boas práticas (Foto: divulgação/MNSL)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes possui uma ação de educação continuada desenvolvida pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), onde são abordados passos da segurança do paciente. A estratégia tem como objetivo orientar os funcionários sobre a importância das boas práticas, a higienização das mãos e a realização da técnica adequada para a prevenção das infecções para sempre qualificar a assistência a todos os usuários do SUS.

Em uma das ações, foram distribuídos 20 kits contendo panfletos com orientações sobre a higienização das mãos e o uso adequado do álcool gel a 70%. “Orientamos nossos colegas sobre a importância da lavagem das mãos, a técnica correta de usar o álcool gel antes e depois de qualquer procedimento”, enfatizou a técnica em enfermagem da MNSL, Luana Hilário.

A enfermeira da CCIH na MNSL, Joana Albuquerque, e as técnicas em enfermagem da CCIH, Luana Hilário e Janiere Fernandes, orientam a higienização das mãos dos profissionais de saúde. “Essa é uma forma mais barata e eficaz de evitar as infecções relacionadas à assistência e à saúde (IRAS). Essa ação acontece todas as terças-feiras, no período da tarde. Já criamos em alguns quadros de avisos da MNSL o ‘SAIBA MAIS’, onde toda semana colocamos uma informação e orientamos a higienização das mãos nas alas e em toda a MNSL,” explicou Joana Albuquerque, ao distribuir panfletos e álcool gel.

“Achei ótima essa ação porque a CCIH cobra de todos os profissionais de saúde para tentar ao máximo evitar a incidência da infecção hospitalar na MNSL, através do simples ato correto de higienizar as mãos,” elogiou a médica da Utin/MNSL, Fernanda Carvalho de Santana.

Na UTIn, há uma monitoração diária. Esse controle fornece alguns dados que ajudam a CCIH a analisar as estatísticas mensais e permite a implementação de medidas preventivas para evitar infecções.

“Evitar a infecção hospitalar na MNSL é uma das principais preocupações da CCIH que, por sua vez, é atuante e presente em todas as áreas. Sempre visamos melhorar a assistência e a  segurança dos pacientes,” ressaltou o superintendente hospitalar da MNSL, Luis Eduardo Prado Correia.

A lavagem das mãos é a arma mais importante e econômica na prevenção das infecções hospitalares. Ela impede que microrganismos presentes nas mãos sejam transferidos para o paciente. A infecção de um paciente pode ser transmitida de um paciente para outro (infecção cruzada), caso a lavagem das mãos não seja praticada.

"Se tratando de maternidade é um desafio ainda maior, pois ela conta com ambientes como Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, em que muitas vezes se encontram bebês prematuros extremos, que dependem 100% de assistência médica e tecnológica. Nesses casos, é preciso atenção redobrada para reduzir ao máximo os riscos de infecção. As melhores práticas de prevenção são adotadas. Estamos dentro do padrão na questão de higienização das mãos. Aqui na MNSL temos muitos profissionais bons e sempre é bom avaliar, monitorar e discutir tecnicamente para que não tenhamos problemas futuros”, disse Luís Eduardo Prado Correia.

CCIH

Segundo a portaria do Ministério da Saúde n°. 2616, de 1998, todos os hospitais devem possuir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) com profissionais que deverão executar as seguintes tarefas: detectar casos de infecção hospitalar, seguindo critérios de diagnósticos previamente estabelecidos, conhecer as principais infecções hospitalares detectadas no serviço e definir se a ocorrência destes episódios de infecção está dentro de parâmetros aceitáveis e entre outras.

Na MNSL, foi implantado em 2014, junto com a CCIH, o Núcleo de Segurança do Paciente, com objetivo de promover melhorias relacionadas à segurança do paciente, de forma a prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos no atendimento e internação.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais