Usf Elisabeth Pita está localizada no bairro Santa Maria (Fotos: Portal Infonet) |
O funcionamento da Unidade de Saúde da Família (USf) Elizabeth Pita tem deixado os moradores do bairro Santa Maria descontentes. A falta de médicos, bem como de medicamentos, a demora no atendimento e a interrupção de serviços odontológicos em função de uma cadeira quebrada têm sido algumas das queixas apresentadas.
Segundo a usuária Geni Lopes, a receita médica que prescreve o uso de Omeprazol, Azitromicina e Paracetamol está guardada há 15 dias, sem qualquer obtenção dos remédios. “Para piorar ainda mais a situação, mesmo que chegue às 5h na unidade, posso enfrentar fila até 12h e realizar consulta só às 13h”, descreveu a cidadã.
Já a vendedora ambulante, Maria Benício de Lima, que trabalha próximo à unidade ressalta que a movimentação é intensa logo pela manhã, quando é nítida a superlotação. Ela alega que houve aumento considerável da demanda em função da transferência dos pacientes da Usf Dr. Osvaldo Leite, que foi demolida e ainda não foi reconstruída.
Geni Lopes está com receita médica que prescreve medicamentos em falta |
“Os pacientes foram transferidos, mas os serviços e medicamentos necessários para atender esses e os pacientes que já eram da Usf Elizabeth Pita, não são suficientes. Como é possível um único médico atender centenas de pessoas das duas unidades num único dia?”, indaga a vendedora, que exige a reconstrução da unidade de saúde demolida.
Para a dona de casa Maria Dasdores Silva, que foi usuária da Usf Dr. Osvaldo Leite durante 30 anos, a ausência de aparelho para realização de exame de lâmina é um dos impasses enfrentados. “O clínico que sempre me atende está de férias desde o mês de dezembro e não houve reposição. Como há muitos pacientes, a demora no atendimento é constante”, reclamou.
Transferência
Maria reclama da falta de aparelho para realização de exame de lâmina |
A transferência de pacientes da Usf Dr. Osvaldo Leite para Unidade Saúde Elizabeth Pita ocorreu há nove meses. Sobre aprimeira, a placa da obra mostra que os investimentos para demolição e construção foram orçados em mais de R$ 864 mil reais. Porém, moradores e agentes de saúde reivindicaram a entrega da unidade que estava prevista para ocorrer nessa terça-feira, 21.
SMS
Segundo a assessora de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Cristina Rochadel, além da Usf Elizabeth Pita receber pacientes da Dr. Osvaldo Leite em turnos opostos, recebe pacientes moradores do bairro 17 de Março, onde será construída uma unidade de saúde, cuja obra está em fase de licitação e prestes a ser iniciada.
“Quanto às obras de reconstrução da Unidade Dr. Osvaldo Leite, a empresa que ganhou a licitação se negou a realizar os trabalhos, o que deu margem para a um novo processo licitatório”, justificou Rochadel.
Maria Benício exige a reconstrução da unidade de saúde demolida |
A assessora ainda afirma que a cadeira utilizada para serviços odontológicos na Usf Elisabeth Pita quebrou no final do mês de novembro e uma nova está sendo instalada, conforme demandas elétricas e hidráulicas, com previsão de entrega ainda esta semana, segundo empresa responsável.
“Uma das médicas que compõem as equipes das três áreas de atuação na Usf Elizabeth Pita está de atestado, mas para não deixar a população desassistida, providenciamos outras duas profissionais para atender em outras unidades que também contemplam a população do bairro Santa Maria e 17 de Março, o que não afasta totalmente da superlotação os usuários e as equipes, da sobrecarga”, explicou.
Sobre os medicamentos, Rochadel confirma que houve reclamação de que o Gardenal estaria em falta, mas alerta a população que remédios controlados são distribuídos apenas nas unidades de referência do município ‘Dona Sinhazinha’, no bairro Grageru; ‘Analia Pina’, no Almirante Tamandaré; ‘Francisco Fonseca’, no Dezoito do Forte e ‘Geraldo Magela’, no Conjunto Orlando Dantas.
Por Nubia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B