Comando da Saúde acontece na BR-101 (Foto: Portal Infonet) |
Os motoristas profissionais que trafegaram pela BR- 101 no Km 85, em Nossa Senhora do Socorro, na manhã desta quarta-feira, 28, foram abordados por policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A parada obrigatória é para que os motoristas possam realizar exames preventivos de saúde no posto de combustível Ibura.
O Comando da Saúde da PRF acontece desde 2011 no Brasil. Em Sergipe, este já é o segundo comando realizado este ano. A ação tem por objetivo detectar doenças que podem influenciar na vida profissional do motorista. Durante o evento os motoristas profissionais realizam exame de glicemia, colesterol, oftalmológico e aferição de pressão arterial.
O caminhoneiro João Cícero Fernandes trabalha há 20 anos neste e confessa que falta tempo para fazer os exames periódicos. Ele seguia para o estado de Alagoas quando foi abordado pelos policiais. “A gente não tem tempo para fazer esses exames por causa da correria. Fiz o exame de visão e graças a Deus não deu nada”, conta.
Motorista não faz exame há três anos |
O agente da PRF, Teixeira Nunes, alerta que muitos motoristas deixam de fazer exames de visão. “Hoje atendi um condutor que tinha só 50% da visão em um dos olhos. Ele disse que enxergava bem e não tinha percebido o problema. Agora que detectamos ele vai ser encaminhado ao médico”, diz.
O motorista Juliano Amorim fez os exames em 30 minutos e já estava na fila para pegar o resultado. “Ações assim precisam se repetir mais vezes porque não temos tempo para ficar fazendo esses exames. Há três anos que não faço exames periódicos”, comenta. Após realiziar todos os exames, o motorista recebe um kit informativo e de prevenção.
Dados
Os motoristas realizam exames de glicemia, colesterol e de pressão |
No último Comando da Saúde em maio deste ano, 97 motoristas profissionais foram atendidos. Segundo o inspetor Flávio Vasconcelos, o número de acidentes reflete na falta da realização de exames periódicos. “Da última ação que realizamos 39% dos condutores estavam com problemas de visão e 70% com jornada de trabalho excessiva. A probabilidade desses condutores se envolverem em acidentes é maior”, afirma.
No primeiro semestre de 2012 foram registrados 899 acidentes, sendo que desses 310 envolviam motoristas profissionais. Por isso o foco da ação é realizar ações de prevenção com os motoristas profissionais, pois há uma maior incidência de acidentes.
Por Adriana Freitas e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B