MP está preocupado com a dengue e poderá ajuizar ação

Audiência ocorreu no MPE (Foto: Portal Infonet)

O Ministério Público Estadual (MPE) poderá ajuizar ação civil contra o município por conta da possibilidade de uma infestação da dengue em Aracaju

Durante audiência realizada nesta sexta-feira, 7, o Ministério Público Estadual (MPE) tomou ciência de que boa parte dos agentes de endemias está em greve por tempo indeterminado, fato que segundo representantes do município, é um agravante quanto à possibilidade da infestação da dengue na capital sergipana.

De acordo com a promotora Euza Missano, a ação é para evitar que haja uma nova infestação da doença. “O MP vai avaliar a situação. Talvez tenhamos que entrar com uma ação para evitar que a situação que ocorreu em 2008 se repita, quando teve casos de dengue. O MP vai fazer uma análise da possível ação para que haja a necessidade de formar um contingente maior para os locais de maior infestação como a Cidade Nova e Santa Maria”, afirma.

A coordenadora do Programa Municipal do Controle da Dengue, Thaise Cavalcante, compareceu a audiência e informou que na primeira quinzena de janeiro deste ano, foi divulgado o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) sendo que Aracaju apresentou um índice de 2,4, o que é considerado de risco ou alerta. Informou ainda que dois bairros da capital estão com índices acima do recomendado, como Cidade Nova com 5,2 e o Santa Maria com 4,2.

Ainda segundo Thaise Cavalcante, existem 266 agentes de endemias, sendo que desse total, 128 estão em greve. Existe em Aracaju 256.544 imóveis para ser trabalhados pelos agentes (terreno, residência e comércio), sendo necessário no mínimo 257 agentes em campo, mas que atualmente há 198 em atividade e que desse total, 128 estão em greve, restando apenas 70 agentes de endemias para exercer as funções.

“Nós pedimos ajuda ao estado com a brigada itinerante e o fumacê que são colocados em vários bairros. Estamos cobrindo todas as áreas, com uma maior intensificação nas áreas consideradas de risco como Cidade Nova e Santa Maria”, afirma Thaise.

Greve

Pelo presidente do Sacema, Roberto Messias, foi dito que a greve dos agentes teve início dia 14 de janeiro, por conta da reivindicação de ordem salarial e de condições de trabalho.

Foi informado ainda em audiência que os agentes de endemias irão realizar uma assembleia na próxima quinta-feira, 13, para definir os rumos do movimento grevista.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais