MP pode ingressar com ação e reunião discute sobre leito

(Foto: Arquivo Infonet)

O promotor de justiça do Ministério Público Estadual (MPE) garantiu ao Portal Infonet nesta terça-feira, dia 17, que não descarta a possibilidade de ingressar com uma ação civil, caso não haja um posicionamento favorável sobre a possibilidade de abertura dos 20 leitos da Maternidade Santa Isabel.

O prazo concedido pelo Ministério Público para a implantação dos leitos foi encerrado na última segunda-feira, dia 16, sendo que os leitos já deveriam funcionar mediante acordo firmado no MPE na última sexta-feira, dia 6. Os novos leitos que seriam reabertos na Maternidade Santa Isabel, sendo dez de UTI Neonatal e dez de cuidados intermediários, iria desafogar a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes que trata de partos de alto risco.

De acordo com o promotor Nilzir Soares, há a situação é preocupante. “A situação é preocupante. O assessor jurídico da fundação informou que hoje eles estariam reunidos com a direção dos Santa Isabel e que amanhã nos iria ser repassados um posicionamento sobre o assunto. Vamos aguardar até o início de amanhã para ver o que ficou decidido. O pior é a falta de esclarecimento e de uma posição por parte da gestão esclarecendo sobre o retardamento da abertura dos leitos”, afirma o promotor.

Neste momento, a direção do Hospital Santa Isabel está reunida com a Secretaria de Estado da Saúde para discutir sobre a possível abertura dos leitos.

SES

Em nota, a assessoria de comunicação da SES esclarece que: Para ampliar a assistência no atendimento a gestantes de alto risco, a Secretaria de Estado da Saúde adotou todas as providências, a exemplo da contratação de 20 novos leitos, sendo 10 de UTI Neonatal e 10 de Cuidados Intermediários. Outra ação é o trabalho para a implantação de uma porta de regulação em médio prazo que vai permitir direcionar gestantes para os leitos específicos a depender do risco da gravidez, melhorando o tempo resposta do atendimento a gestante de alto risco.

Paralelo a isso,  a Secretaria trabalha na agilidade das obras para abertura do Hospital de Nossa Senhora do Socorro com cerca de 16 leitos para maternidade. Essas ações são paralelas às atuações nas demais maternidades, a exemplo de Propriá, Capela e Nossa Senhora da Glória. Trabalha-se, ainda,  intensificação a educação permanente nas maternidades do interior do estado, a fim de reduzir as transferências para a capital e, somando-se a isso, a adesão por parte do Estado à Rede Cegonha.

Novos leitos

A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) informa que no final da tarde desta terça-feira, 17, foi realizada uma reunião entre representantes da Fundação e do Hospital Santa Isabel sobre os novos leitos de UTI Neonatal.

A Fundação esclarece que o contrato não foi assinado porque o Hospital Santa Isabel apresentou algumas dificuldades durante a reunião, em relação à aquisição de equipamentos e contratação de pessoal. Novos prazos foram pactuados.

Segundo o Hospital, a aquisição de equipamentos e montagem da UTI estará concluída na próxima segunda-feira e, até o dia primeiro de agosto, os novos leitos estarão funcionando. Ainda segundo o Hospital, esse tempo é necessário para concluir o treinamento dos técnicos de enfermagem que necessitam de conhecimento e experiência específicos em neonatologia

Por Aisla Vasconcelos

*Matéria alterada às 19h38 para acréscimo de informações da Secretaria de Saúde.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais