MP quer força tarefa para sanar problema de maternidades

MPE quer força tarefa para solucionar problemas das maternidades de SE (Foto: arquivo Portal Infonet)

A promotoria da Saúde do Ministério Público Estadual (MPE) irá convocar os conselhos regionais de Medicina (Cremese) e Enfermagem (Coren) para que sejam criadas estratégias para a melhoria dos atendimentos nas maternidades de Sergipe. O déficit no atendimento no interior do Estado e superlotação das maternidades da capital, além do número reduzido de profissionais, são apontados como os principais fatores que contribuem para o problema.

O promotor da Saúde, Fábio Viegas, explicou que atualmente o número de maternidades é insuficiente para atender a demanda do estado. Uma situação, que de acordo com ele, fica ainda mais grave quando os leitos destas maternidades ficam totalmente ocupados ou quando falta um profissional, o que implica no fechamento do plantão da unidade.

“A Maternidade Santa Izabel, por exemplo, tem 12 leitos conveniados com o SUS. Quando ela fecha, as pessoas correm para a maternidade que é de porta aberta. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) é de média e alta complexidade, mas estes casos não estão tendo a atenção especial porque os casos de baixa complexidade já ocuparam os leitos”, exemplifica.

Força Tarefa

Nos próximos dias, o MP pretende convocar uma audiência com a presença do Cremese e Coren com o objetivo de buscar uma solução para superlotação das maternidades. “A ideia que possamos criar estratégias, ideias e fiscalizações para melhorar o atendimento na rede de saúde”, finaliza.

Carência de profissionais

De acordo com o promotor, os representantes do MPE visitam rotineiramente as maternidades e nesta última visita realizada na quinta-feira, 21, na MNSL, a necessidade de um número maior de profissionais ficou ainda mais evidente.

“O MP firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Fundação Hospilar de Saúde (FHS) para que seja realizado o concurso. Saiu uma notícia de que o concurso foi suspenso, mas se a FHS não fizer, nós vamos executar o TAC para a realização do concurso”, revela.

Novos leitos

A boa notícia, segundo o promotor Fábio Viegas, é de que o município de Aracaju vai inicia a construção de uma nova maternidade e o Santa Izabel está finalizando a construção de 12 novos leitos de parto, que deverão ser conveniados ao SUS.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais