MPE abre procedimento para apurar entraves da ‘carreta do câncer’

MPE abre procedimento para apurar entraves da ‘carreta do câncer’ (Foto: Portal Infonet)

A Promotoria da Saúde do Ministério Público Estadual (MPE) abriu um procedimento administrativo para apurar toda a situação que envolve o contrato da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a empresa Morumbi, que produziu uma espécie de carreta para desenvolver exames e consultas para mulheres com câncer.

A empresa alega que o veículo está pronto há quase sete meses, mas não foi entregue por não ter recebido o pagamento. O dinheiro é oriundo da sobra do duodécimo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que pactuou com o Governo do Estado, no ano de 2017, que os recursos seriam devolvidos para a aquisição destas carretas. A aquisição foi feita por meio de licitação.

A carreta voltada para o público masculino já foi entregue à SES. O valor do contrato da feminina, que deve chegar a Aracaju na noite desta quarta-feira, 30, é de mais de R$ 2,7 milhões. O contrato foi assinado no ano de 2017, pelo então governador Jackson Barreto (MDB), o ex-secretário de Saúde Almeida Lima e o ex-presidente da Corte de Contas, Clóvis Barbosa.

Manoel Machado diz que preocupação é a prestação do serviço (Foto: Portal Infonet)

Em entrevistas recentes, o secretário de Saúde Valberto Lima garantiu que há dinheiro em caixa para efetuar o pagamento assim que a carreta chegasse a Aracaju. Já o governador Belivaldo Chagas (PSD) deu versão diferente em entrevista coletiva concedida recentemente: alegou que não há o dinheiro ‘carimbado’ para pagamento da carreta e propôs o parcelamento do valor por causa da escassez de recursos, algo prontamente negado pelo empresário. No entanto, conforme explícito no contrato, a entrega da carreta é prevista para ser feita depois de dois dias úteis após a realização do pagamento pelo Governo do Estado.

O promotor da saúde do MPE, Manoel Cabral Machado, assegurou que o MPE entra na questão para resguardar o direito das pacientes com câncer. “O serviço que será prestado é de complexidade, que não pode esperar. É preciso deixar bem claro que não interferimos na relação comercial entre o Governo do Estado e a empresa. A nossa preocupação é exclusivamente voltada a esse serviço importante, que pode detectar de forma precoce eventual câncer que a paciente tenha”, destacou.

Sheyla Galba possui lista com 500 mulheres à espera de exames(Foto: Portal Infonet)

Sheyla Galba, da ONG ‘Mulheres de Peito’, revelou que possui uma lista com 500 mulheres que aguardam a possibilidade de exames para obter um diagnóstico precoce de câncer. “A gente fica muito assustada, 500 mulheres nos procuraram em novembro precisando fazer a mamografia. A carreta faz também ultrassonografia e colposcopia, atende cerca de 150 mulheres por dia. É de suma importância para Sergipe. É um projeto belíssimo, e não entendo porque não pagaram ainda”, lamentou.

Na próxima quinta-feira, 31, a partir das 6h, a ONG Mulheres de Peito e o empresário da Morumbi, Márcio Guitton, estarão na praça dos Mercados, no centro da capital, expondo a carreta à população.

Márcio Guitton diz que só fará entrega após o pagamento (Foto: Portal Infonet)

Apesar da chegada do produto em Sergipe, Márcio garante que ela só será entregue após o pagamento. “Fabricamos todo o equipamento, instalamos e, no meio de 2018, ele já estava pronto. Preciso entregar, estava pronta no nosso parque fabril e isso é custo, investi recursos, e as mulheres precisam ter exames e laudos feitos. Essas lutas começaram no fim de agosto, quando comecei a vir para cá”.

Nesta manhã, uma audiência foi designada para ocorrer no órgão, com a presença do empresário da Morumbi, Márcio Guitton, a ONG Mulheres de Peito, o promotor da Saúde, a promotora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher do MPE, Euza Missano, e o secretário da Saúde, Valberto Lima. No entanto, o secretário não pode comparecer e um novo encontro foi agendado para a próxima semana.

SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o governo debruçou-se na busca de uma proposta de pagamento para a Carreta da Mulher que fosse compatível com a capacidade de pagamento do cofre público. A SES garantiu que apresentou duas propostas de pagamento para a empresa Morumbi que construiu a carreta.

Em nota, explicou que  a  primeira seria em três parcelas, que foi refutada pela empresa e a segunda, com o pagamento sendo efetuado em duas parcelas a serem pagas da seguinte forma: a primeira parcela de imediato e a segunda após 30 dias. O proprietário da empresa Morumbi que construiu a carreta não deu atenção à segunda proposta.

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que o fato da carreta não estar em operação,
não significa que os exames para prevenção e promoção da saúde da mulher não estejam sendo realizados, pois existe uma rede que vem atendendo as mulheres em todo estado.

Por Victor Siqueira

*Matéria alterada às 12h12 do dia 31 de janeiro para acréscimo de manifestação da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais